quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TRE já tem data marcada para diplomação dos eleitos. Novo prefeito de Lagoa Seca diz está ansioso. Confira

Após o encerramento das eleições municipais o TRE da Paraíba já pensa na data de diplomação dos eleitos, que deverá ocorrer no dia 17 de dezembro. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, a data ainda é provisória e poderá sofrer alteração. Ela foi decidida com base na agenda de compromissos dos membros da Corte Eleitoral. De acordo com o calendário eleitoral para as eleições 2012, o último dia para a diplomação dos eleitos este ano é 19 de dezembro.
 
Serão diplomados os 223 prefeitos e 2.185 vereadores eleitos na Paraíba, dentre eles Tadeu do Supermercado e Eleuza Barbosa, prefeito e vice eleitos, respectivamente, de Lagoa Seca, no Agreste do estado. Com eles serão diplomados 11 vereadores. A posse dos eleitos ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2013.
 
Em conversa com o Blog YpuaranaNews, Tadeu disse está bastante ansioso para ser diplomado e empossado. "Confesso que estou bastante ansioso, mas, sei também que nossa responsabilidade é muito grande a partir de janeiro. Darei o melhor de mim para comandar os destinos de Lagoa Seca e, sobretudo, em cuidar muito bem de nosso povo. Peço a Deus orientação e apoio da população", disse.
 
Equipe de transição e de governo
 
Mesmo após três semanas das eleições, o prefeito eleito de Lagoa Seca, Tadeu do Supermercado (PSC), e o atual, Edvardo Herculano (PSDB) ainda não se reuniram para dar início ao processo de transição das gestões. De ambos os lados, nenhum nome também foi definido para formalizarem as equipes que participarão do processo que serão responsáveis pela continuidade dos projetos em andamento.
 
Apesar das recomendações do TCE que manda que os atuais gestores formem suas equipes de transição após 10 dias das eleições, Tadeu tem se mostrado preocupado em não ter tido ainda acesso as informações e aos números da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, no sentido de que muitas ações municipais não sofram descontinuidade, como o transporte escolar, merenda, salários e serviços essenciais.
 
Quanto aos nomes de sua equipe de governo Tadeu disse que não tem pressa, mas adiantou que até dezembro todos os nomes serão definidos, uma vez que tudo deverá ser discutido com os partidos aliados. Uma coisa o novo prefeito de Lagoa Seca já adiantou: "vamos colocar pessoas sérias no lugar certo, as quais deverão prestar um bom serviço a gestão pública, com muito trabalho e resultados". 
 
Da Redação

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Agenda de trabalho: Tadeu e Eleuza participaraão de encontro com governador Ricardo Coutinho

Conforme já anunciou em toda a imprensa, o governador Ricardo Coutinho irá realizar um seminário com todos os prefeitos e vice-prefeitos eleitos da Paraíba e representantes de instituições públicas financeiras. Na pauta os desafios da administração pública e as políticas públicas federais e estaduais. O evento está previamente marcado para acontecer em dezembro na capital paraibana.

O prefeito eleito de Lagoa Seca, Tadeu do Supermercado e sua vice, Eleuza Barbosa participarão do encontro.

"Será um momento importante para discutirmos as necessidades e problemas de nosso município, além de buscarmos as parcerias necessárias para o desenvolvimento de Lagoa Seca", afirmou Tadeu.

Ricardo Coutinho informou também que estará lançando no início de 2013 o novo edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social com editais para a saúde, educação e novas áreas, de acordo com as necessidades de cada município.

Ricardo destacou que, apesar das dificuldades, como as perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que chegam a R$ 257 milhões, e da longa estiagem, o Governo trabalha para o próximo ano com recursos na ordem de R$ 4 bilhões em obras em todas as regiões do Estado.

“O Estado está tendo a capacidade de olhar para os municípios e quer que os prefeitos também olhem para o Estado. O Governo está à disposição de cada um dos eleitos e eleitas e quer integração para que todos possam aproveitar esse bom momento para a Paraíba”, enfatizou.

 Com Assessoria

Tentativa de roubo: polícia de Lagoa Seca evita assalto a Agência dos Correios da cidade

O destacamento da Polícia Militar do município de Lagoa Seca, no Agreste paraibano, prendeu dois elementos que planejavam assaltar a Agência dos Correios da cidade na manhã dessa segunda-feira, 29. De acordo com a PM os meliantes são apontados com sendo os autores de vários assaltos no município e região.

De acordo com algumas testemunhas, a dupla já era vista nas primeiras horas da manhã, quando, certamente, planejavam assaltar a agência. Desconfiados, moradores da área ligaram para a polícia que fazia rondas no centro da cidade, que procedeu a captura dos envolvidos. Levados até à delegacia de polícia eles negaram a intenção de assaltar a Agência dos Correios de Lagoa Seca. 

Foram presos Denilton Costa Lima, 25 anos, ex-presidiário, residente no sítio Alvinho em Lagoa Seca e um adolescente, de 17 anos, que relatou está residindo no bairro dos Cuités, em Campina Grande. Com a dupla, os agentes apreenderam um revólver calibre 38, com 6 munições e ainda uma motocicleta Honda, de cor preta, que estava com a placa adulterada.

"Aqui na delegacia descobrimos que o maior já responde a um processo por prática de roubo. O adolescente, como era de se esperar, contou que a arma lhe pertencia", informou o soldado Padilha, que ressaltou ainda, que, "graças ao trabalho rápido, conseguimos evitar o assalto".

Participaram da ação os soldados Souto e Liendson do destacamento de polícia de Lagoa Seca.

Da Redação
Com informações de Márcio Rangel
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Orçamento da União: prefeito eleito de Lagoa Seca encaminha lista de prioridades ao deputado federal Leonardo Gadelha


O prefeito eleito de Lagoa Seca, Tadeu do Supermercado (PSC), nas inúmeras entrevistas que tem concedido à ilw 92 & thH!ontinua diariamente dando graças a Deus pela extraordinária vitória obtida na eleição municipal do dia 7 de outubro.
 
“Nunca pensei em ser prefeito, mas quando há um pro
pósito de Deus a gente não foge. Apesar do uso da máquina administrativa em favor do candidato do prefeito, o povo de Lagoa Seca entendeu que a mudança era necessária e assim foi feita", disse Tadeu.

"O prefeito de Lagoa Seca que está com seus dias contados entrará para a história política e administrativa do município como o governo da corrupção, dos corrompidos e dos corruptores, das fraudes em concursos públicos, dos privilégios entre aqueles que estão n- 6i.Kt e% seu chefe, da falta de transparência e licitude nos atos administrativos, enfim, pela falta de ética na política e probidade na condução da coisa pública e o mais assustador: dos escândalos e formas de enriquecimentos ilícitos bem evidentes aos olhos de qualquer cidadão de nossa cidade, entre outras mazelas que o povo deu um basta. Infelizmente, nosso município, apesar de poucos avanços no campo administrativo, encontra-se completamente sucateado e totalmente desacreditado por parte da população", alfinetou Tadeu.

Sobre sua administração, ele afirmou que formará, junto com o prefeito Edvardo Herculano sua equipe de transição para acompanhar o processo de mudança entre os governos. "Pretendemos de imediato fazer uma auditoria para sabermos a real situação da Prefeitura de Lagoa Seca, afirmou.

Mesmo antes de assumir a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, o prefeito eleito já tem demonstrado preocupação com algumas situações do município, principalmente àquelas que atingem os moradores de áreas mais pobres da zona rural, como Vila Florestal e Chã do Marinho. "Nossa prioridade e cuidado especial serão para os moradores da zona rural, que representam 2/3 da população, bem como o fortalecimento do comércio e investimento nas áreas de saúde, educação, agricultura, infraestrutura e segurança", completou Tadeu.

De acordo com Tadeu, demandas urgentes, principalmente no setor de infraestrutura precisam de medidas imediatas. Nesse sentido, o novo prefeito de Lagoa Seca já vem mantendo os contatos necessários para enfrentar os problemas do município. Essa semana, Tadeu vai entregar uma lista de prioridades ao deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) para que o município seja contemplado com emendas do Orçamento da União já para o ano que vem.

Veja a lista de prioridades elencadas pelo novo prefeito de Lagoa Seca encaminhadas ao parlamentar.

Na Vila Florestal:

Investimentos em habitação, com a demolição de 23 casas de taipas existentes no local. Da mesma forma, investimentos em saneamento básico, redes de esgotos, pavimentação, bem como investimentos em equipamentos sociais, como a construção de uma quadra esportiva e uma praça no centro da comunidade, que seja ao mesmo tempo um espaço integrado de cultura, de lazer, de inclusão digital, de assistência social e de prevenção à violência, melhorando com tais investimentos a qualidade de vida de seus moradores.

Tadeu ainda solicitou total empenho do seu colega de partido para o problema do lixo naquela área. "Sentimos ainda a necessidade da expansão da coleta do lixo, daí termos um carro coletor de lixo para o local e comunidades rurais adjacentes. Ainda sobre essa questão, devemos pensar um local adequado para o tratamento dos nossos resíduos sólidos (lixo produzido no município), protegendo assim, uma das nascentes do rio Mamanguape em Lagoa Seca, reduzindo, por fim, os impactos ambientais causados pela falta de uma política adequada para o setor", 

Na Chã do Marinho:

Tadeu do Supermercado, sensível a realidade de extrema pobreza de alguns moradores dessa localidade solicitou do parlamentar que a comunidade seja contemplada com um espaço público adequado (Centro Social e Comunitário) para as diversas atividades de seus moradores. No local, funcionaria uma biblioteca, um 
telecentro, um anfiteatro, um espaço para a terceira idade e salas adequadas para oficinas e capacitação.

Construção de uma praça pública para o convívio social e de lazer. Investimentos em infraestrutura: rede de esgoto, calçamento, energia e rede elevatória de água.

No tocante a política habitacional, dentro do Projeto Minha Casa, Minha Vida, construção de moradias habitacionais para famílias de baixa renda.

Em Lagoa Seca:

Reforma e ampliação de uma Praça Esportiva (Campo de Futebol O Titão) com toda infraestrutura adequada para a prática do desporto; recuperação do Ginásio de Esportes; construção do Matadouro Público; reforma da Praça da Matriz (cartão postal da cidade); aquisição de equipamentos modernos e adequados para o funcionamento do Hospital Municipal; aquisição de uma patrol para construção de pequenos açudes e consertos das estradas vicinais do município.

Tadeu do Supermercado terá o desafio a partir de janeiro de 2013, quando assumir a Prefeitura Municipal de moralizar e tornar a gestão pública mais eficiente, já que o município é marcado por uma prática política na qual o dinheiro público é abertamente utilizado para fins privados, inclusive com o favorecimento de empresas de familiares e amigos do atual prefeito. Os recursos públicos nos últimos anos têm sido abertamente desviados do atendimento às demandas comprometidas com o desenvolvimento local para a manutenção da máquina administrativa da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca.

Da Redação

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alunos da Escola Estadual de Lagoa Seca experimentam atividades em agroecologia


Em Lagoa Seca: Encontro Paraibano de Agroecologia reúne agricultores

Terá início nesta quarta-feira, 24, a partir das 14h00, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, município localizado no Agreste do Estado, o VI Encontro Paraibano de Agroecologia (EPA). O encontro, que segue até a sexta-feira, 26, reunirá agricultoras e agricultores experimentadores de todas as microrregiões da Paraíba, com o objetivo de compartilhar experiências de fortalecimento da agricultura familiar camponesa agroecológica, e ao mesmo tempo, colocar em evidência os diferentes modelos de agricultura em disputa, a partir da trajetória de luta e de resistência das famílias agricultoras em suas regiões.
 
O IV EPA é promovido pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) e é uma preparação para o VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA) que acontecerá nos dias 19 a 23 de novembro na cidade de Januária, Norte de Minas Gerais.
 
O EnconASA, promovido pela Articulação no Semiárdio Brasileiro (ASA) será dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para o Semiárido e fortalecimento das experiências de convivência com a região. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.
 
A programação dos três dias do VI EPA contará com trabalhos em grupo, debates e oficinas, onde serão apresentadas experiências bem sucedidas implementadas pelas famílias no campo da agroecologia sobre temas como acesso à água e à biodiversidade, acesso à terra e território, políticas de assessoria técnica, financiamento e fundo rotativo solidário e educação do campo, entre outros.
 
A realização das oficinas temáticas partirá dos resultados da sistematização das experiências em seus territórios num esforço de resgate de conhecimentos e saberes, identificando lições aprendidas, procurando destacar os avanços e as limitações da experiência para a construção do conhecimento para a convivência com o Semiárido.
 
Participará do encontro o antropólogo, pesquisador e educador popular Carlos Rodrigues Brandão, que contribuirá com a reflexão sobre a importância e o significado de espaços como o do EPA e EnconASA para a afirmação da identidade da agricultura familiar camponesa no semiárido.
 
Da Redação
Com Ascom

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Festa da Vitória: Tadeu comemora em Praça Pública, neste sábado, 20

A onda verde que tomou conta de Lagoa Seca nos últimos três meses, durante o período eleitoral, promete mais uma vez inundar a Praça Severino Cabral neste sábado, 20, a partir das 20h20, para comemorar a vitória de Tadeu do Supermercado (PSC) a Prefeitura de Lagoa Seca, município localizado no Agreste paraibano. O local foi palco do último comício dos candidatos da Coligação "Lagoa Seca de Todos".

A banda Tempero Completo e o cantor Adriano José animarão a Festa da Vitória.

Tadeu do Supermercado (PSC) foi eleito prefeito de Lagoa Seca no último dia 7 de outubro com 8.382 votos, o que corresponde a 53,47% dos votos válidos. Seu concorrente Fábio Ramalho (PSD), que teve o apoio do atual prefeito Edvardo Herculano, obteve 7.295 votos. A diferença de votos foi de 1.087 sufrágios pró-Tadeu.

Agenda de compromissos

Nos últimos dias, o novo prefeito de Lagoa Seca, empresário Tadeu do Supermercado tem cumprido uma série de compromissos no município, quando tem participado, a convite, de vários encontros com famílias e amigos em suas residências. Nessas confraternizações, ele tem aproveitado para agradecer o apoio recebido, reiterando, igualmente, o compromisso de cumprir todas as suas promessas de campanha.

Da mesma forma, Tadeu tem atendido a vários chamamentos da imprensa campinense para conceder entrevistas, quer seja em emissoras de rádio, televisão e portais de notícias.

Neste sábado, a partir das 9 horas da manhã, o novo chefe do executivo lagoasequense estará no Programa Tribuna do Povo, da Rádio Comunitária Banabuê FM, em Esperança, quando na ocasião estará concedendo uma entrevista aos radialistas César Bronzeado e Evandro Lima. O programa tem a coordenação do médico e deputado federal Armando Abílio (PTB), que fez o convite ao novo prefeito da cidade de Lagoa Seca.

Quem desejar ouvir o programa basta sintonizar a Rádio Cidade AM, na frequência 1.310, ou acessar os seguintes endereços:
www.banfm.com ou www.redeesperanca.com.br/portal/index.php. O ouvinte pode participar do programa através do telefone: 3361-3677.

Da Assessoria

Prefeitos terão de criar comissões de transição

O Tribunal de Contas do Estado publicou no diário eletrônico a Resolução que dispõe sobre a adoção de providências com vistas à transmissão do cargo aos prefeitos eleitos no último dia 7, que serão empossados em janeiro de 2013.
 
O documento recomenda aos atuais prefeitos que formem comissões de transição para que os novos gestores tenham acesso a todas as informações.
 
A comissão deverá ser criada no prazo de até 10 dias a contar da homologação do resultado das eleições. Os trabalhos não serão remunerados pelos cofres públicos.
 
Dispõe a Resolução que "os titulares dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal ficam obrigados a fornecer as informações solicitadas pela equipe de transição, bem como a prestar-lhe o apoio técnico e administrativo necessários aos seus trabalhos, sob pena de ser-lhes aplicada a penalidade prevista no artigo 56, IV, da Lei Complementar 18/93, sem prejuízo de outras medidas que o Tribunal de Contas do Estado entender cabíveis".
 
Os documentos que deverão ser apresentados a equipe do novo prefeito são:
 
I. Orçamento Anual e Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2013;
II. Plano Plurianual;
III. Demonstrativo dos saldos disponíveis, transferidos do exercício de 2012 para 2013;
IV. Balancetes mensais referentes ao exercício 2012;
V. Demonstrativo da Dívida Fundada Interna, bem como de operações de crédito e ainda elementos que possibilitem a estimativa da Dívida Flutuante;
VI. Relações dos compromissos financeiros de longo prazo, decorrentes de contratos de execução de obras e serviços, consórcios, convênios e outros, caracterizando o que já foi pago e o saldo a pagar; Inventário atualizado dos bens patrimoniais;
VII. Inventário atualizado dos bens patrimoniais;
VIII. Inventário dos bens de consumo existentes em Almoxarifado;
IX. Relação dos servidores municipais;
X. Relação dos programas (softwares) utilizados pela edilidade;
XI. Demonstrativo das obras em andamento, com resumo dos saldos a pagar e percentual que indique o seu estágio de execução;
XII. Relatório circunstanciado da situação atuarial e patrimonial do órgão previdenciário, caso o Município possua regime próprio;
XIII. A relação dos precatórios a serem pagos nos exercícios vindouros;
XIV. Relação dos contratos que se vencerão até o final do exercício de 2012, referentes ao fornecimento de produtos ou serviços, considerados ininterruptos, tais como: combustível, merenda escolar, medicamentos e vigilância;
XV. Relatório dispondo sobre a situação e composição dos Conselhos Municipais constituídos no Município;
XVI. Informação das folhas de pagamento de servidores municipais em atraso, se houver;
XVII. Cópia de todos os arquivos eletrônicos, acompanhados de termo de entrega.
 
A Resolução estabelece que o prefeito eleito deverá remeter ao Tribunal de Contas, à Câmara Municipal e ao Ministério Público Estadual do Estado, juntamente com o balancete de janeiro, uma cópia de Relatório Técnico acerca da documentação recebida, juntamente com o balancete de janeiro.