Terá início nesta quarta-feira, 24, a partir das 14h00, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, município localizado no Agreste do Estado, o VI Encontro Paraibano de Agroecologia (EPA). O encontro, que segue até a sexta-feira, 26, reunirá agricultoras e agricultores experimentadores de todas as microrregiões da Paraíba, com o objetivo de compartilhar experiências de fortalecimento da agricultura familiar camponesa agroecológica, e ao mesmo tempo, colocar em evidência os diferentes modelos de agricultura em disputa, a partir da trajetória de luta e de resistência das famílias agricultoras em suas regiões.
O IV EPA é promovido pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) e é uma preparação para o VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA) que acontecerá nos dias 19 a 23 de novembro na cidade de Januária, Norte de Minas Gerais.
O EnconASA, promovido pela Articulação no Semiárdio Brasileiro (ASA) será dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para o Semiárido e fortalecimento das experiências de convivência com a região. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.
A programação dos três dias do VI EPA contará com trabalhos em grupo, debates e oficinas, onde serão apresentadas experiências bem sucedidas implementadas pelas famílias no campo da agroecologia sobre temas como acesso à água e à biodiversidade, acesso à terra e território, políticas de assessoria técnica, financiamento e fundo rotativo solidário e educação do campo, entre outros.
A realização das oficinas temáticas partirá dos resultados da sistematização das experiências em seus territórios num esforço de resgate de conhecimentos e saberes, identificando lições aprendidas, procurando destacar os avanços e as limitações da experiência para a construção do conhecimento para a convivência com o Semiárido.
Participará do encontro o antropólogo, pesquisador e educador popular Carlos Rodrigues Brandão, que contribuirá com a reflexão sobre a importância e o significado de espaços como o do EPA e EnconASA para a afirmação da identidade da agricultura familiar camponesa no semiárido.
Da Redação
Com Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário