quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Em Lagoa Seca: muito bate boca e confusão. Oposição promete anular resultado de eleição da câmara

A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Seca, município localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, Agreste da Paraíba, reaxiWEd ~÷TG-}Y4 1º de janeiro, foi marcada por tumulto e muito bate boca.

Depois de muitas articulações políticas e negociatas, vereadores da situação e oposição chegaram ao Convento Ipuarana, local da posse dos eleitos em 2012, para dá início a uma das sessões mais inusitadas da Câmara de Vereadores do município.

Com duas chapas inscritas, a sessão foi iniciada com a apresentação dos nomes. Pela oposição foi apresentada a chapa 1: Presidente: Ednaldo Araújo (PSC); Vice-presidente: Antônio Ananias de Araújo (PSD); Primeiro Secretário: Iran Stênio Barbosa (PRP); Segundo Secretário: Maria de Jesus Brasileiro Melo (DEM).

Pela situação foi apresentada a chapa 2: Presidente: Nelson Anacleto Pereira (PT); Vice-presidente: Reginaldo Alves Pereira (PSDB); Primeiro Secretário: Maykon Diego Ribeiro de Melo (PMDB); Segundo Secretário: Ivanildo Nascimento Almeida (PMDB).

Pelas articulações previamente realizadas era dada como certa a vitória da chapa 2, quando, mesmo diante de vários encontros, não foi possível convencer o vereador Ednaldo Araújo (Pessoa) a retirar sua candidatura e apoiar Nelson Anacleto, nome de consenso dentro do grupo do prefeito eleito Tadeu do Supermercado (PSC).

Renitente, mesmo diante de vários apelos para rever sua posição, Pessoa conseguiu formar sua chapa e tinha como certo 6 votos, incluindo os da oposição e da vereadora Tetê de Afonso, eleita no último pleito dentro da Coligação 'Lagoa Seca de Todos', do candidato a prefeito José Sales de Luna (PSC).

Iniciado o processo de votação, o inacreditável aconteceu: o vereador Antônio Ananias de Araújo, mais conhecido por Antônio de Chica - que está em seu terceiro mandato - após assinar o livro de votação - se dirigiu até à urna para exercer o seu direito de voto quando, equivocadamente, depositou em branco a cédula da chapa 2, cujo candidato era Nelson Anacleto.

Após solicitar um aparte na tribuna, o vereador se equivocou mais uma vez e declarou que tinha votado na chapa 2, ou seja, na chapa da situação, mesmo sendo ele candidato a vice-presidente pela chapa 1, da oposição.

Diante desse lapso, o fatídico equívoco do vereador levou as duas chapas ao empate, cada uma com cinco votos, o que gerou uma 'insegurança jurídica', já que, no regimento interno da Câmara não está previsto como proceder para determinar quem deve ser proclamado eleito.

Pelo sistema eleitoral brasileiro, assim como ocorre nesses casos, entende-se que é levado em consideração a idade dos candidatos. Diante dessa interpretação, após muito bate boca, a mesa decidiu por reconhecer a chapa vitoriosa encabeçada pelo presidente Nelson Anacleto (51 anos), por ser o mais velho, uma vez que Ednaldo Araújo (Pessoa) tem 44 anos.

O voto da misericórdia de Antônio de Chica transformou no voto da discórdia, já que a oposição promete recorrer e deve entrar na justiça para anular o resultado da eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Lagoa Seca, eleita para o biênio 2013-2014.

O sacramentado voto do vereador Reginaldo da Chã (PSDB), ex-aliado do médico Edvardo Herculano de Lima (PSDB), que deixou o cargo de prefeito de Lagoa Seca, fez a diferença. “Votei em Nelson Anacleto por convicção própria e não por conveniência política. Quero honrar com o voto de todos os meus eleitores e contribuir com a nova administração do município”, disse.

Por ter sido o vereador mais votado do município, Nelson Anacleto (PT) dirigiu os trabalhos da mesa. Edvaldo do Nascimento Silva (PT) foi escolhido líder do governo na câmara.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário