sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Situação financeira e administrativa da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca é precária, revela prefeito

O prefeito de Lagoa Seca, município localizado na região metropolitana de Campina Grande, Agreste da Paraíba, José Tadeu (PSC), considerando que a fragilidade e pouca transparência no procedimento de transição por parte da administração que encerrou seu mandato no último dia 31, conforme recomendada na Resolução Normativa do TCE, RN–TC n.º. 09/2012, cujo objetivo primordial seria o repasse de informações que subsidiassem a gestão que ora se inicia, está fazendo com que o governo municipal venha a tomar algumas providências necessárias para o funcionamento da máquina administrativa.
 
Para o chefe do executivo lagoasequense a realidade da Prefeitura Municipal é muito pior do que já se imaginava. A situação de insolvência financeira e desorganização administrativa em que se encontra o município é algo inimaginável e inaceitável para um gestor que se dizia sério e probo.
 
"Lamentavelmente encontramos a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca aos frangalhos. Para se ter uma ideia não deixaram em muitas secretarias papel e material de expediente. Muitos arquivos de computadores foram apagados. A folha de pagamento está quase comprometida com as últimas contratações de alguns servidores. O caixa está zero. Por isso, o prefeito anterior deixou de pagar o mês de dezembro ao pessoal da limpeza (garis), médicos, enfermeiros e pessoal da secretaria de ação social", desabafou o prefeito.
 
Para o secretário de Administração, Geovaneto Vilar, o gestor anterior,
nos cento e oitenta dias que antecederam ao término do seu mandato contratou 69 novos funcionários do último concurso, aumentando assim os gastos com a folha de pessoal, podendo esse ato ser considerado nulo de pleno direito, se assim quisermos.

Ainda de acordo com Geovaneto Vilar, outra medida tomada pelo prefeito foi o pedido de sustação dos cheques visando tão somente resguardar o interesse público, controle e acompanhamento das funções administrativas.
 
Diante desse quadro assustador e de todal irresponsabilidade com a coisa pública, disse Geovaneto Vilar, a nova gestão está estabelecendo um Plano de Reordenamento Administrativo e Financeiro com o controle de todos os atos administrativos, visando a contenção de despesas e o equilíbrio da gestão fiscal face às disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal no âmbito da Administração Municipal que permanecerá até que se restabeleça totalmente o equilíbrio financeiro e a estabilidade dos serviços essenciais à população, compeltou.
 
"É determinação do senhor prefeito garantir o funcionamento e continuidade dos serviços essenciais do município, especialmentes nas áreas de saúde, assistência social individualizada e agricultura (abastecimento de água na operação pipa), ficando todos os secretários atentos em não contrair novos gastos que venham a comprometer o andamento da gestão", informou Geovaneto Vilar.
 
Greve dos agentes de limpeza
 
De acordo com o secretário da Administração, será meta prioritária do novo governo municipal o pagamento em dia dos servidores públicos que estejam em situação de atraso em seus vencimentos. É o caso, por exemplo dos agentes de limpeza (garis) que reivindicam o pagamento de salário do mês de dezembro, que o ex-prefeito Edvardo Herculano deixou de cumprir.
 
"Recebemos os garis em nosso gabinete nesta quinta-feira, 10, quando tivemos a oportunidade de discutir a situação de atraso dos seus vencimentos e buscar um meio adequado para pagar a categoria. Na próxima terça-feira, 12, mais uma vez estaremos reunidos com os garis e o SINTAB (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borobrema), quando, juntos, vamos buscar uma solução adequada para cumprir com a nossa obrigação. O nosso prefeito Tadeu sabe que, mesmo sendo um débtito deixado pelo gestor anterior, honrará com os compromissos da Prefeitura de Lagoa Seca para que os serviços públicos prestados à população não sofram descontinuidade", argumentou Vilar.
 
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário