segunda-feira, 4 de março de 2013

Em Lagoa Seca: Dilma Rousseff é recepcionada por vice-prefeita e primeira dama

Um fato histórico marcou, nesta segunda-feira, dia 4, a pequena cidade de Lagoa Seca, município localizado na região metropolitana de Campina Grande, Agreste da Paraíba. O fato é que, pela segunda vez um chefe de estado (Presidente da República do Brasil) pisa em solo lagoasequense. O primeiro a visitar Lagoa Seca foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, quando lançou no município o programa 1 Milhão de Cisternas.

Dez anos depois, em sua primeira visita oficial à Paraíba, a presidenta Dilma Rousseff (PT), depois de solenidade de inauguração de condomínio residencial em João Pessoa, acompanhada de ministros, do governador Ricardo Coutinho (PSB), dentre tantos outros políticos paraibanos, aterrisou em um helicóptero da FAB, por volta das 14h00 no campo de futebol do Centro de Eventos Maristas, no bairro Anacleto, em Lagoa Seca para, em seguida, se deslocar até a granja do ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, pai do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, onde foi recepcionada para almoço.
 
Como já era esperado, apesar de ter todo um aparato de segurança montado para a chegada da presidente Dilma Rousseff em Lagoa Seca muitos moradores da cidade foram até os Maristas e a granja de Enivaldo Ribeiro para esperar e ver de perto a comitiva presidencial. Ao passar pela rua central da cidade, ao ver um multidão à sua espera, a presidente quebrou o protocolo, abriu os vidros do carro e acenou para os populares. Seu gesto foi retribuído com gritos e acenos carinhosos.
 
Apesar de o trânsito na BR 104 Norte, que dá acesso ao brejo paraibano ficar bastante congestionado e do grande número de populares, a polícia teve dificuldade para controlar a euforia das pessoas. Nenhuma ocorrência foi registrada pelas autoridades policiais.
 
Na ausência do prefeito José Tadeu Sales de Luna (PSC), que estava na capital paraibana para receber uma retroescavadeira das mãos da presidente Dilma e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a presidenta Dilma Rousseff foi recepcionada pela vice-prefeita de Lagoa Seca, Eleuza Barbosa, pela primeira dama do município Josicleide de Barros Luna, que estava acompanhada de sua filha, Ana Lívia.

O prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu, disse que a visita da presidenta Dilma é um presente para cidade e para toda Região Metropolitana de Campina Grande e Agreste paraibano. "Vejo em Dilma uma pessoa muito determinada e com forte desejo de trabalhar em parceria com os prefeitos do Brasil. Isso é muito bom", destacou.
Para a vice-prefeita de Lagoa Seca, Eleuza Barbosa, receber a primeira mulher presidente do Brasil na cidade foi uma alegria e uma emoção incomensuráveis. "Lagoa Seca recebeu no mês da mulher um grande presente: a visita da primeira mulher presidente do Brasil, a senhora Dilma Rousseff", afirmou.

"Não tenho palavras. Quiz Deus que neste dia, três mulheres, eu, minha filha e Eleuza tivéssemos o privilégio de receber uma grande mulher em nossa terra, a mulher mais poderosa desse país, nossa querida presidenta Dilma. Esse é um momento histórico para nossa Lagoa Seca, o qual ficará guardado em minha memória para sempre", revelou a primeira dama, Josicleide de Barros Luna.

"O presidente do PP na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, aproveitou a oportunidade para lembrar que é preciso trabalhar por um novo momento na política da Paraíba. "Está na hora de pensarmos uma política sem divisões. Hoje em Lagoa Seca tivemos uma experiência histórica muito positiva reunindo os principais representantes da Paraíba, independente de cor partidária e que observa o nosso Estado como um todo. A Paraíba é uma só e não tem dono", comentou.

Da Paraíba, estiveram presentes ao almoço em Lagoa Seca o governador Ricardo Coutinho e sua esposa, a jornalista Pâmela Bório, os deputados federais Leonardo Gadelha, Manoel Júnior, Major Fábio e Damião Feliciano; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo; a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra Cavalcante; o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, de Campina Grande, Romero Rodrigues e a vice-prefeita de Lagoa Seca, Eleuza Barbosa.

Após o almoço, o último compromisso da presidenta na Paraíba foi a assinatura da segunda etapa das obras do canal Acauã-Araçagi, em construção no município de Itatuba. No local, ela inspecionou com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, com os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Fernando Bezerra (Integração Nacional), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Ideli Salvaiti (Relações Institucionais), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social) e José Elito (Gabinete de Segurança Institucional), entre outros lideranças políticas e sindicais o canteiro de obras da adutora.

O investimento total no projeto das Vertentes Litorâneas, como é chamado, será R$ 956 milhões em 112,5 quilômetros de canal, que aproveitará as águas do Projeto Integração do Rio São Francisco e ofertará segurança hídrica para 590 mil pessoas de 37 municípios, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.

A estimativa do governo é que aproximadamente 16 mil hectares de terras poderão ser usadas para agricultura. O empreendimento, de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e deve ser concluído em 2015.
 
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário