terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Hemocentro de Campina Grande e Secretaria de Saúde de Lagoa Seca realizam coleta de sangue. Outras ações de saúde foram promovidas

O Hemocentro de Campina Grande realiza campanhas de coletas externas para descentralizar o serviço e aproximar o doador da instituição. Nesta terça-feira, 26, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Seca, a Unidade Móvel esteve durante todo do dia na Praça Severino Cabral e registrou a presença de várias pessoas que fizeram um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Foram coletadas 32 bolsas de sangue.
 
Equipes da Secretaria de Saúde também colaboraram com essa ação, disponibilizando vários serviços, como teste de glicemia, aferição de pressão, entre outros. Estudantes de enfermagem de Campina Grande contribuíram nos trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde de Lagoa Seca.
 
De acordo com o secretário de Saúde, Damião Calafange, a ação teve como objetivos elevar o estoque de sangue no Hemocentro de Campina Grande e conscientizar as pessoas da importância desse ato que pode salvar vidas, de forma que novas pessoas possam entrar na lista de doadores.
 
Quem desejar fazer doação de sangue, basta procurar o Hemocentro de Campina Grande, localizado na Rua Eutécia Vital Ribeiro s/n, bairro do Catolé. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 18h00, e aos sábados das 07h00 às 12h00. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3310-7130 e 3310-7150.
 
Quem pode doar sangue?
 
Praticamente todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde. No ato da doação deve apresentar um dos seguintes documentoss: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte.
 
Pode ser homem ou mulher que goze de boa saúde, que não tenha sido acometido depois dos 10 anos de idade de hepatite; não seja usuário de drogas; estar alimentado; não estar fazendo uso de medicamentos; ter entre 18 e 67 anos de idade; doadores de 16 e 17 anos são aceitos mediante presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal; pesar acima de 50 quilos (descontar vestuário); ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, já que a qualidade do sono é importante (plantonistas não devem doar sangue no dia em que saírem do plantão); não realizar exercícios físicos antes da doação; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses; não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses; evitar fumar 2 horas antes da doação.
 
Da Redação
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mercado Público da Agricultura Familiar encontra-se completamente sucateado, diz secretário

Contruído na gestão do ex-prefeito Gilvandro Carneiro Leal (1996-2000), o Mercado Público da Agricultura Familiar do município de Lagoa Seca, Agreste paraibano, atualmente, encontra-se em péssimas condições de uso, face ao abandono da gestão do ex-prefeito Edvardo Herculano de Lima que, assimo, como esse, não cuidou dos prédios públicos do município.
 
Com uma área de aproximadamente 600 m2, com 36 boxes, 4 banheiros, uma sala de administração e uma lavanderia, o Mercado Público da Agricultura Familiar, situado na rua Júlui Maranhão, Centro de Lagoa Seca, vem, ao longo dos tempos praticamente caindo em desuso pela população, visto que, as condições físicas e de higiene são precárias.
 
Para o Secretário de Agricultura de Lagoa Seca, Pedro Fialho, o desafio da atual gestão será recuperar e revitalizar o ambiente, tornando um local aprazível para as pessoas que buscam o mercado para fazer compras, bem como para comercializar produtos oriundos da zona rural, principalmente os hortifrutigranjeiros e produtos derivados do gado.
 
O Mercado Público da Agricultura Familiar encontra-se completamente sucateado, com portas danificadas, torneiras quebradas, lâmpadas queimadas, salinidades em suas alvenarias, pinturas destacadas e sujas, portões e estruturas metálicas enferrujadas, bicas para captação de água totalmente comprometidas, banheiros sem condições de uso (falta de higiene, de ventilação, além de está com tubulações hidráulicas quebradas e obstruídas), assim como prateleiras de boxes destruídas.
 
Além de tudo isso, o ex-gestor, que deveria cuidar bem do prédio público, fez doação de parte de terreno que pertence ao Mercado Público da Agricultura Familiar - a um partidário seu -, que, inclusive, elevou construção de uma residência particular nos fundos, comprometendo a estrutura do edifício e sua ventilação.
 
Em face dessa triste realidade que se encontra o Mercado Público da Agricultura Familiar, faz-se necessário, urgentemente, uma completa reforma desse importante bem público de Lagoa Seca, no sentido de que seja um local adequado para comercialização dos mais diversos produtos dos agricultores familiares do município, disse Assis Sena, administrador do Mercado Público da Agricultura Familiar.
 
Da Redação

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Debate do reitor da UEPB Rangel Junior com prefeitos do Brejo. Tadeu e gestores da região participam do debate

Reitor Rangel Junior destaca que ampliação da UEPB passa pelo aumento de sua capacidade orçamentária.
 
Em entrevista concedida ao programa Tribuna do Povo, da Rádio Cidade de Esperança AM, em cadeia com a Rádio Comunitária Banabuê FM, neste sábado (23), o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, destacou alguns dos projetos que pretende realizar a frente da Instituição nos próximos quatro anos e reafirmou seu compromisso de trabalhar com toda a sua energia para consolidar os programas da UEPB e tornar a Universidade ainda mais próxima da sociedade.
 
Nos estúdios da emissora, o reitor ouviu atentamente a fala de algumas lideranças do Brejo paraibano e interagiu com os vários ouvintes que ligaram para a produção da emissora, ao longo do programa, sob o comando do ex-deputado federal Armando Abílio Vieira. Participou do programa Tribuna do Povo, o prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu (PSC), que extornou total apoio ao projeto de expansão da UEPB e as ações empreendidas pela Instituição no Campus de Lagoa Seca.
 
José Tadeu afirmou que não poderia ficar de fora dessa luta justa dos municípios próximos a Lagoa Seca em ter um campus universitário. "Sei que tudo depende das condições técnicas e financeiras da UEPB para efetivar a instalação de cursos em qualquer região do Estado, mas, independente de qualquer coisa, torço para que tenhamos mais um campus universitário da UEPB em nossa região. Isso vai ajudar bastante aos nossos estudantes assimo como, fomentar a nossa economia regional", disse.
 
Na ocasião, o reitor manifestou sua vontade de continuar o processo de expansão da UEPB nas áreas mais longínquas da Paraíba e sua consequente ampliação. Entretanto, alertou que para isso é necessário o apoio e a efetiva participação do Governo do Estado e que qualquer ampliação passa pelo aumento de sua capacidade orçamentária.
 
Ele destacou que o peso orçamentário da UEPB, hoje, é oriundo do tesouro estadual e que os recursos federais somam menos de 5% e são destinados para programas de extensão. Ele disse que pretende abrir uma discussão com a sociedade, a comunidade universitária e com o governo para saber quais os limites que a universidade terá do ponto de vista econômico que viabilize a execução de novos projetos.
 
Na condição de gestor e representante de toda comunidade universitária, que conta com mais de 23 mil pessoas – entre professores, estudantes e servidores – e dos anseios de muitos paraibanos que ainda não entraram na Universidade, Rangel Junior reafirmou que a UEPB é uma instituição da Paraíba e, por isso, a gestão tem plena consciência que precisa buscar cada dia mais condições para criar raízes no Estado.
 
O reitor entende que a forma de consolidação da UEPB não se resume apenas em garantir as condições mínimas adequadas para que ela possa funcionar bem, mas também garantindo que ela possa expandir suas ações para a Paraíba, fisicamente onde for possível e com ações educacionais, pesquisa e expansão. Ele citou como exemplo, um projeto semelhante ao Rondon que, já em julho deste ano, vai realizar serviços e ações desenvolvidos por vários estudantes da instituição em 23 cidades.
 
Rangel Junior defendeu uma mobilização da sociedade e um debate com Governo do Estado em torno da importância da UEPB. A proposta é estabelecer um debate democrático e participativo para que se possa criar uma rede que compreenda a essência da universidade e, assim, possa garantir as condições com padrões mínimos de qualidade.
 
Para ele, não basta apenas levar a UEPB para determinada região, mas é preciso garantir as condições ideais para que o ensino chegue com qualidade e professores qualificados. "Não adianta a gente criar universidade em qualquer lugar de qualquer jeito. Nós temos que levar para lá professor de melhor nível possível. E se possível que o professor more na cidade e participe da vida da cidade", salientou.
 
Na visão do reitor, a Universidade ajuda a desenvolver a cultura, ajudar a elevar o nível geral de formação da sociedade e a mexer com a economia local e regional onde ela se instala. "É essa universidade que estamos construindo", disse.
 
Da Redação
Com Assessoria

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Redução de custos: diretora do Hospital Municipal de Lagoa Seca rebate críticas

Desde que foi inaugurado há mais de 20 anos, o Hospital Municipal Ana Maria Ramalho de Lagoa Seca, Agreste paraibano, tem atendido pacientes do município e de cidades vizinhas.
 
Atualmente, vários profissionais de saúde prestam serviços nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, cardiologia, pediatria, clínica e cirurgia geral. O hospital funciona 24 hortas e possui 85 funcionários, dos quais, 26 possuem vínculo empregatício com o Estado da Paraíba (regime de parceria) e 59 são contratados pela Prefeitura Municipal de Lagoa Seca.
 
O Hospital Ana Maria Coutinho conta com sala de nebulização, sala de urgência e emergência, sala de raio-x e de parto. Vários leitos estão disponibilizados para atender gratuitamente a população que busca diariamente os seus serviços médicos.
 
Mesmo diante dos poucos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde - SUS - , já que a maior parte dos repasses para manutenção do hospital são realizados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, a casa hospitalar de Lagoa Seca busca atender bem a todos os pacientes que chegam no local. 
 
Redução de custos
 
A nova direção do Hospital Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho, em função de ter enontrado inúmeras irregularidades e gastos exorbitantes na manutenção da unidade hospilar, decidiu, em colegiado, reduzir o número de funcionários que, diariamente, fazem suas refeições no local. A medida atingiu unicamente àqueles funcionários que trabalham até 12 horas por turno.
 
"Para esses, refeições são oferecidas como de costume, ou seja, lanches e café estão disponibilizados a todos os funcionários e prestadores de serviço que executam suas atividades até 12 horas de serviço. Portanto, ninguém está proibido ou proibida de fazer suas refeições. No entanto, entendo que essa medida desagradou algumas pessoas que trabalham conosco, mas, sabemos que elas são necessárias para o bom funcionamento do hospital", diz Nininha, que, não descarta a possibilidade de muitas pessoas distorcerem o fato, levando tudo isso para o campo político. "Isso, não nos preocupa", afirma.
 
Para a diretora administrativa, Maria do Carmo (Nininha), essa medida foi necessária, pois havia algo de anormal acontecendo no hospital municipal. "Muitos funcionários que trabalham menos de 12 horas deixavam de se alimentar em suas residências para fazer suas refeições aqui. Assim, era no café da manhã, no almoço e no jantar. Para se ter uma ideia, o consumo de carne semanal era de mais de 70 kg. Do jeito que estava, tudo isso acontecendo de forma abusiva, a qualquer hora ia faltar alimentos para os pacientes e aqueles que trabalham plantões de 12 e 24 horas", esclarece Nininha.
 
Outras distorções e irregularidades persistiam no Hospital Municipal Ana Maria Coutinho, como por exemplo, funcionários concursados que não davam plantões, mas pagavam a outra pessoa - sem vínculo nenhum com a casa hospitalar - para permanecer no local sem fazer nada. Isso era um absurdo; como pode um gestor admitir tal situiação, indaga Nininha. "Vamos moralizar tudo que existe de equívocos no hospital para assim prestarmos um bom serviço a comunidade", conclui a gestora do Hospital Ana Maria Coutinho.
 
Geovaneto: em breve, a face do 'santo' virá à tona
 
Para o secretário de Administração da Prefeitura de Lagoa Seca, Geovaneto Vilar, essa onde de denuncismo que recentemente vem aparecendo na imprensa, não passa do inconformismo daqueles que perderam a 'boquinha' e não engoliram ainda a vitória de Tadeu. "Essas pessoas ainda não desceram do palanque e trabalham um jornalismo parcial, quando não buscam ouvir a outra parte em questão, criando com isso factóides, na simples tentativa de gerar pânico no povo", diz.
 
Vale lembrar que estamos trabalhando bastante, ao mesmo tempo que estamos encontrando os problemas deixados pela gestão passada. Logo logo iremos mostrar a verdadeira face de quem se mostrava tão "santo", conclui, Geovaneto Vilar.
 
Da Redação

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Prefeito Tadeu decide apurar atos de ilicitude no último concurso realizado pela Prefeitura de Lagoa Seca

O prefeito José Tadeu Sales de Luna (PSC) de Lagoa Seca, município localizado na região metropolitana de Campina Grande, Agreste paraibano, determinou, através de decreto, rigorosa apuração quanto a ausência de informações detalhadas em torno do último concurso público realizado pelo ex-prefeito Edvardo Herculano de Lima (PSDB), no ano de 2011.
 
A medida foi tomada com base na notificação emanada do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, através de ofício 95/13, apontando que no Processo 02193/12, que tramita naquela Corte de Justiça, existem uma séria de irregularidades nos procedimentos do indigitado concurso.
 
De acordo com o secretário Geovaneto Vilar, existem vários indícios de irregularidades, principalmente, na aprovação de parentes próximos (filhos no caso), sobrinhos e primos do ex-prefeito Edvardo Herculano. Um exemplo disso, é a filha do ex-gestor, Sabrina Lima, que foi chamada para ocupar uma vaga de analista de gestão, quando esta ficou na segunda colocação no resultado final do concurso.
 
"Veja que absurdo aconteceu no certame: mesmo após a publicação do resultado final do concurso, quando no edital, em sua primeira publicação, só existia uma vaga para o cargo de analista de gestão, sabendo que sua filha tinha ficado em segundo lugar, imediatamente o ex-prefeito, Edvardo Herculano, encaminhou pedido a Câmra de Vereadores solicitando a criação de mais uma vaga para o cargo em tela, simplesmente para beneficiar sua filha, coisa que terminou acontecendo", disse Geovaneto.
 
Diante desse fato e de tantos outros que concernem ao último certame, o prefeito José Tadeu decidiu apurar tudo e assim fazer uma auditoria no processo seletivo para verificar se houve, ou não, irregularidades que justifiquem sua anulação.
 
"A realização dessa auditoria deverá, num prazo de 90 dias, elaborar relatório minucioso, informando quanto a legalidade ou ilegalidade do mesmo, para assim tomarmos as medidas cabíveis", informou o secretário.
 
Dentre as irregularidades quanto a realização do último concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, constam nomeações em período vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovação e nomeação de parentes do antigo gestor, aumento no número de vagas e respectivo provimento, de maneira imotivada, licitação e realização do concurso com empresas sob investigação do Ministério Público, Polícia Federal e Civil, dentre outras falhas, infringindo, abruptamente, os princípios da legalidade, probidade, moralidade, publicidade e transparência, norteadores de qualquer ato administrativo.
 
Diante dos fatos acima mencionados, fica determinada a suspensão de toda e qualquer nomeação em razão do mencionado concurso, cabendo ao gestor, se for o caso, em regime de emergência e do real interesse púbico, contratar pessoas para designarem suas funções dentro da administração pública na Prefeitura Municipal de Lagoa Seca.
 
Ainda segundo Geovaneto Vilar, as nomeações feitas pelo ex-prefeito não serão suspensas ou canceladas. "Não iremos cancelar nenhuma nomeação, até porque, não podemos fazer isso. Agora, se ficar comprovada alguma irregularidade, tomaremos as medidas legais cabíveis", completou.
 
O caso de fraudes em concursos na Paraíba realizado pela empresa Exames e Consultoria, responsável pelos os últimos certames realizados no município de Lagoa Seca, teve repercussão nacional e foi exibida no FANTÁSTICO/REDE GLOBO, no dia 17 de junho de 2012. Todos os órgãos de imprensa paraibana também fez repercutir o caso.
 
Da Redação

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tadeu no Palácio da Redenção: após encontro com Ricardo Coutinho, PSB de Lagoa Seca confirma audiência de prefeito com governador

O prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu (PSC), acompanhado de secretários, assessores e do presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Lagoa Seca, Fernando da Farmácia, participou ativamente do Encontro Paraibano de Prefeitos - Paraíba Cresce Unida, promovido pelo Governo da Paraíba. O evento aconteceu na última segunda-feira, 18, no Hotel Tambaú, em João Pessoa.
 
Durante o encontro, José Tadeu ouviu atentamente o governador Ricardo Coutinho, com quem tem agenda de trabalho (audiência) marcada nos próximos dias, no Palácio da Redenção, na capital paraibana.
 
O encontro do governador Ricardo Coutinho com José Tadeu foi viabilizado graças ao diretório municipal do PSB de Lagoa Seca, na pessoa do seu presidente, Fernando da Farmácia, com o aval do presidente da legenda à nível estadual, Edvaldo Rosas.
 
"Teremos uma agenda positiva e propositiva a tratar com o governador Ricardo Coutinho para Lagoa Seca. Queremos afirmar que o governo de Ricardo recebe de braços abertos nosso prefeito e já assegura parcerias futuras que venham efetivamente potencializar o desenvolvimento do município", diz Fernando.
 
O socialista lagoasequense, Fernando da Farmácia, que muito fez pela unidade do partido e construção da candidatura de Tadeu para prefeito de Lagoa Seca, ressaltou que esses encontros de gestores (à nivel estadual e municipal) são importantes instrumentos de aprimoramento administrativo, de conhecimento e de parceria dentro daquilo que pode ser feito de concreto para cada município. Acredito que os resultados desse encontro serão positivos para nossa Lagoa Seca, concluiu.
 
O chefe do executivo lagoasequense aproveitou o encontro para conhecer as propostas que as secretarias e órgãos governamentais podem desenvolver em parceria com a Prefeitura de Lagoa Seca, no sentido de fomentar o desenvolvimento e o crescimento do município.
 
Da Redação

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Em Lagoa Seca: aulas são iniciadas. Escolas passam por reformas. Mais transporte escolar. Confira.

 
As escolas da rede municipal de ensino de Lagoa Seca iniciaram pra valer o ano letivo, na última segunda-feira, 18, quando inúmeros alunos retornaram às salas de aula e já estudam os conteúdos dados pelos professores. O calendário escolar do município prever 200 dias de aula.

Mesmo em seu período inicial de aulas, várias unidades escolares do município continuam matriculando e recebendo alunos. Quem ainda não efetuou matrícula basta procurar uma escola mais próxima, informa a Secretaria de Educação do Município de Lagoa Seca.

Para receber bem os alunos e oferecer um ambiente mais humano de trabalho aos profissionais da educação, algumas unidades escolares ainda passam por reparos e algumas adptações, cujas obras devem encerrar essa semana.

De acordo com Samuel Vasconcelos, as escolas em restauração, são: Irmão Damião, no Carecão, Frei Dagoberto, no Gravatá do Cumbe, José André, em Genipapo. As creches do município também passam por reformas: Irmão Damião, na Vila Florestal e Alzira Coutinho, na sede do município.

Já as escolas Deocleciano Alves, no Amaragi, Manuel Pereira, em Lagoa do Gravatá, Antônio Demétrio, no Quiçé, João Batista Brandrão, no Araticum e Américo Porto, no Mineiro, estão sendo reformadas com recursos do PDDE do Campo e complementação com recursos da Secretaria Municipal de Educação.

Nessas escolas, vários serviços estão sendo realizados, como adequações em salas, cozinhas, além de colocação de cerâmica, forro, troca de portas. Revisão na parte elétrica e hidráulica também estão sendo concluídos.

Uma boa notícia chega aos estudantes de Lagoa Seca. Em breve, o município receberá mais um micro-ônibus para o transporte escolar. O veículo é adaptado para cadeirante e já foi repassado pelo governo do Estado, no último dia 18, quando o prefeito José Tadeu recebeu a confirmação da entrega do veículo pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, ocasião em participou do Encontro de Prefeitos em João Pessoa. Além desse, mais dois ônibus virão para a Secretaria de Educação. 

Da Redação 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Em João Pessoa: José Tadeu participa de Encontro de Prefeitos Paraibanos. "Parcerias é sempre bom", diz


O governador Ricardo Coutinho fez um chamamento a todos os gestores municipais a firmarem parcerias com o objetivo de fazer com que a Paraíba cresça unida, durante a abertura do Encontro Paraibano de Prefeitos. O evento aconteceu até às 19h30, nesta segunda-feira, 18, no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa, com a presença de 215 prefeitos e prefeitas e 167 vice-prefeitos.

O vice-governador Rômulo Gouveia, deputados federais, deputados estaduais e secretários de Estado e gestores de estatais também participam do encontro.

“A Paraíba precisa de um caminho e em torno desse caminho, uma unidade das forças políticas inteligentes que queiram construir o bem desse Estado”, destacou o governador. Ricardo fez um relato dos resultados do Pacto Social pelo Desenvolvimento da Paraíba, lançado em 2012. A parceria do Estado com 180 prefeituras por meio do Pacto Social proporcionou a construção, com recursos do Estado, de 25 novas escolas, seis delas já inauguradas. No total, foram construídas 229 novas salas de aula em vários municípios.

Ainda com os recursos do primeiro edital do Pacto Social foram ampliados e reformados sete hospitais e duas maternidades. Também foram adquiridos nove aparelhos de raio-x e 14 equipamentos para realização de ecocardiograma.

“Dentro do Pacto Social o Governo assume a responsabilidade de encaminhar recursos através de projetos elaborados pelos prefeitos”, ressaltou o governador. Na contrapartida dos municípios o governador defendeu, por exemplo, a ampliação de creches e maior oferta de exames preventivos.

O combate à violência contra as mulheres foi outro tema abordado por Ricardo Coutinho. “Esse trabalho pode e deve ser feito também na esfera municipal”, defendeu o governador. “O governo está chamando os companheiros e companheiras, gestores municipais, para encarar presente e futuro desse Estado e conhecer melhor essa realidade”, destacou.

Ricardo Coutinho também fez um relato das ações do Governo de convivência com a estiagem. Lembrou que o PAC Estiagem, proposta dele, foi aceita e construída pelos nove governadores do Nordeste e pela presidenta Dilma Rousseff. A Paraíba vai receber este ano R$ 180 milhões para combate à estiagem, pelo PAC Estiagem. Atualmente, 401 carros-pipa financiados pelo Estado abastecem os municípios.

Por fim, o governador enfatizou outras ações na área de saúde. “Nós ampliamos o nosso custeio de R$ 13 milhões para R$ 42 milhões e é fundamental que os municípios participem dessa construção de reestruturação na saúde”.

Para o prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu (PSC), que participou do encontro, juntamente com alguns secretários de sua equipe de governo, o evento foi muito importante para o conhecimento das políticas públicas desenvolvidas pelo governo estadual e, principalmente, pelas parcerias que podem ser firmadas entre as prefeituras, com vistas ao desenvolvimento das comunidades e da melhor qualidade de vida dos seus moradores.

José Tadeu, que esteve ao lado do governador Ricardo Coutinho afirmou que o objetivo do evento foi alcançado. "O governo dialogou com todos os prefeitos do Estado, apresentando os mecanismos e instrumentos de relacionamento numa melhor integração entre o Governo do Estado e as prefeituras paraibanas. Parceria é fundamental para o desenvolvimento da Paraíba e dos municípios. Resta-nos, agora, trabalharmos para a elaboração de projetos e, assim, buscarmos as parcerias institucionais para nosso município", disse Tadeu.

No final do encontro o governador Ricardo Coutinho entregou aos prefeitos ônibus escolares para melhorar a vida dos estudantes paraibanos. O município de Lagoa Seca foi contemplado com um desses veículos. Ao todo, são 218 ônibus dos 223 adquiridos pelo Governo Federal e do Estado, num total de investimento de R$ 29.436.000,00.
 
Da Redação
Com Assessoria

Fernando da Farmácia diz que PSB de Ricardo Coutinho é parceiro de Tadeu em Lagoa Seca

O presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do município de Lagoa Seca, Agreste paraibano, Fernando Ribeiro, se fez presente junto com a comitiva do prefeito José Tadeu (PSC) ao Encontro Paraibano de Prefeitos - Paraíba Cresce Unida -, promovido pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira, 18, no Hotel Tambaú, em João Pessoa.
 
Em João Pessoa, o preseidente do PSB de Lagoa Seca intermediou e viabilizou, através do presidente estadual da legenda, Edvaldo Rosas, alguns contatos com membros da equipe de governo do Estado. Na ocasião, ficou confirmada uma audiência, em particular do prefeito José Tadeu com o governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção, em data ainda a ser agendada.
 
De acordo com Fernando da Farmácia, foram agendados vários outros encontros e reuniões de trabalho com autoridades e executivos do Governo do Estado para tratar de assuntos do interesse de Lagoa Seca, no sentido de que alguns projetos sejam implantados a curto, médio e longo prazos, como Orçamento Democrático, Empreender, Cooperar, Funcep e Sistema Unificado de Defesa Agropecuária.
 
"Políticas públicas voltadas para as áreas de educação, saúde, ação social, agricultura, segurança, cultura e mobilidade urbana ainda constam nessa agenda positiva que trataremos com o governador e o prefeito de Lagoa Seca", completou Fernando.
 
PSB e a luta em favor dos direitos da mulher em Lagoa Seca
 
Outra questão encarada com bastante seriedade pelo PSB de Lagoa Seca, trata-se de políticas públicas voltadas para a violência contra a mulher e promoção de seus direitos.
 
Para o presdiente socialista, o município de Lagoa Seca foi pioneiro na criação do Conselho Municipal da Mulher no Estado da Paraíba, quando da realização em 2011 do Fórum Intermunicipal de Segurança Publica, realizado no Centro de Eventos Marista, com a presença das maiores autoridades em segurança pública do Estado da Paraíba e representantes do Governo Federal.
 
Graças a intervenção do PSB, através de nosso ex-vereador Nilson César, encaminhamos proposta para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Projeto de Lei nº 002/2011 -, que aprovado por unanimidade, foi criado esse importante fórum de discussão sobre violência e direitos da mulher em nosso município. Lamentavelmente, o ex-prefeito Edvardo Herculano, insensível a essa questão, não sancionou o projeto de lei aprovado pelos vereadores naquele momento. Nossa luta, agora, é que tal projeto seja sancionado pelo prefeito José Tadeu, diz Fernando.
 
A luta do PSB de Lagoa Seca é que as discriminações que atingem a mulher e a sua plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural em nosso município sejam amplamente discutidas, no sentido de desenvolvermos estudos e debates relativos à condição da mulher para que possamos aprovar projetos que venham efetivamente promover a participação da mulher em todos os setores da atividade social de nossa comunidade, argumeta o socialista.
 
Outro questão importante, salienta Fernando da Farmácia, diz respeito aos atos de violência contra a mulher: "qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência." Esta é a definição prevista na Convenção Interamericana (também conhecida como "Convenção de Belém do Pará"), de 1994, para Prevenir e Erradicar a Violência contra a Mulher.
 
Essa será uma das grandes bandeiras de luta do PSB de Lagoa Seca, ou seja, promover políticas públicas na luta pela proteção à mulher, com base na Lei Maria da Penha, responsável pela criminalização da violência contra a mulher desde 2006, já que prevê punição para os agressores, conclui, o presidente do PSB municipal.
 
Da Redação

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Fantástico denuncia venda ilegal de explosivos para quadrilhas que assaltam bancos. Lagoa Seca é destaque na reportagem. Leia e assista ao vídeo

Na edição deste domingo, 17, o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão mostrou uma reportagem sobre a venda ilegal de explosivos para quadrilhas que compram dinamite para explodir caixas eletrônicos e agências bancárias em todo o Brasil e até no Paraguai.
 
A reportagem revela como agem as quadrilhas e como elas comercializam a compra dos produtos explosivos.
 
Esses explosivos vendidos ilegalmente em mineradoras e também por garimpeiros, de acordo com o que msotrea a reportagem do Fantástico. Na Paraíba esse tipo de explosivos são encontrados facilmente no município de Junco do Seridó, no Curimataú do Estado onde a atividade de minérios é bastante difundida.
 
A reportagem mostra ainda como ficou a população e qual a realidade das cidades de Lagoa Seca e Arara após os assaltos ocorridos nas agências bancárias dessas duas cidades paraibanas.
 
Confira a seguir trecho da reportagem do Fantástico, onde refere-se a Paraíba:
 
No Brasil, os bandidos também buscam explosivos em pedreiras, garimpos e obras. Em uma região mineradora no interior da Paraíba, um garimpeiro oferece uma grande quantidade de explosivos.
 
- Aquela quantidade que o senhor tem lá é 25 quilos?
- 25 quilos.
- Esses 25, o senhor faz por quanto?
- R$ 260
- E o senhor acha que isso dá para cem explosões?
- Nessa faixa.
 
Com o único banco destruído, as vendas no comércio de lagoa seca despencaram, como diz um lojista que não quer ser identificado: "O comércio teve uma queda de 80%, está praticamente parado".
 
Em outra cidade paraibana, o ataque aconteceu na agência, que fica ao lado da Câmara de Vereadores e em frente ao fórum. Os bandidos entraram no banco de madrugada. A explosão foi tão forte que destruiu até o telhado da agência e abriu rachaduras no prédio vizinho.
 
"A explosão parecia que era dentro de casa. Parecia que tinha derrubado a casa", conta uma moradora.
 
"O pessoal sentiu um medo muito forte. Teve gente que pensou que era o fim do mundo, estavam dizendo que o mundo ia acabar", diz outro morador.
 
No início deste mês, uma quadrilha usou um homem-bomba para roubar dinheiro de um carro-forte na capital paraibana. Segundo a polícia, os bandidos invadiram a casa de um motorista da empresa proprietária do carro-forte. Tomaram a família como refém. Em seguida, prenderam explosivos no corpo dele e fotografaram tudo.
 
Ele saiu sozinho para trabalhar, levando um telefone celular dado pelos bandidos. Enquanto a família estava em poder da quadrilha, ele foi obrigado a informar pelo telefone quando haveria o transporte de uma grande quantidade de dinheiro.
 
O bando atacou, explodindo o carro-forte. Levou R$ 650 mil e libertou os reféns e o motorista.
 
Para inibir esses assaltos, o mecanismo de segurança mais comum é o dispositivo que mancha as notas quando o caixa é estourado, mas os bandidos descobriram como lavar as cédulas. "Na primeira leva de tinta, eles conseguiam lavar a tinta. Então os bancos já estão no quarto tipo de tinta, e esse tipo de tinta que é usado agora não se consegue lavar, porque ele entranha na nota", explica o presidente da Federação Brasileira de Bancos, Murilo Portugal.
 
Outras tecnologias estão sendo testadas, como a bomba que solta fumaça na agência quando os caixas são atacados. A ideia é dificultar a visão dos bandidos, que assim desistiriam do assalto.
 
"Alguns bancos estão testando essa bomba de fumaça, e nós ainda não temos uma opinião final sobre isso. Nós devemos atacar as causas desse problema, que é o acesso fácil aos explosivos, é o excesso de bandidos na rua", diz o especialista.
 
Pela lei, cabe ao Exército fiscalizar a fabricação, o comércio e o uso de explosivos. No ano passado, segundo o Exército, pouco mais da metade das 1.070 empresas que têm autorização para usar explosivos foi fiscalizada.
 
Em 2012 foram realizadas 450 vistorias em empresas diferentes, 450 vistoriadas em todo o Brasil. Vistorias aonde o fiscal vai no depósito, vistorias para verificar indícios de irregularidades, vistorias realizadas para concessão, para revalidação: se a gente somar tudo isso, vai dar mais de 50%", diz Achiles Santos Jacinto Filho, assessor da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Comando do Exército.
 
Ainda segundo o Exército, no ano passado foram registrados 60 casos de extravio de explosivos. Só nesta semana houve pelo menos três episódios de roubo em diferentes regiões do Brasil.
 
Assista ao vídeo completo (do Fantástico) logo abaixo, clicando no link que segue:
 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Prefeito de Lagoa Seca, vice-prefeita e secretários municipais participam de Encontro Paraibano de Prefeitos

O chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, Rasac Sabino, confirmou a presença do prefeito José Tadeu, da vice-prefeita, Eleuza Barbosa e de secretários municipais no Encontro Estadual de Prefeitos - Paraíba Cresce Unida. O evento acontece nesta segunda-feira, 18, das 08h00 às 18h00, no auditório Sérgio Bernares do Hotel Tambaú, em João Pessoa.
 
A promoção é do Governo do Estado e contará com a presença do governador Ricardo Coutinho e a participação dos prefeitos e vice-prefeitos dos 223 municípios paraibanos, de secretários de Estado, parlamentares e dirigentes de órgãos da administração indireta.
 
A programação inclui a apresentação de palestras e painéis alusivos à realidade socioeconômica, bem como às políticas públicas prioritárias no Estado da Paraíba. Também serão compartilhadas experiências dos programas setoriais: Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, "Orçamento Democrático, Empreender, Cooperar, Funcep e Sistema Unificado de Defesa Agropecuária.
 
O painel de abertura do encontro será intitulado "Uma visão socioeconômica do Estado da Paraíba – Unidade e Diversidade Territorial na Perspectiva dos Municípios". Haverá ainda a apresentação de referenciais para captação de recursos, por meio da qual os prefeitos receberão orientações sobre a utilização dos Manuais de Captação de Recursos Federais e de Informações Sobre Políticas Estaduais.
 
Segundo o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, um dos coordenadores do evento, o objetivo do encontro é interagir com os novos gestores municipais, bem como apresentar os mecanismos e instrumentos de relacionamento institucional que possibilitem a integração entre o Governo do Estado e as prefeituras de todas as regiões da Paraíba.
 
"A intenção é alinhar com os municípios as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, como forma de potencializar o "trabalho que vem sendo realizado, buscando atender as necessidades de cada região", afirmou o secretário.
 
Ele disse ainda que será apresentado aos prefeitos o andamento das políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos dois anos. "As apresentações serão realizadas na linha de ‘resultados e perspectivas’, mostrando o que tem sido feito e o que será realizado nos próximos dois anos de gestão", declarou Nogueira.
 
No encerramento do evento, o governador Ricardo Coutinho fará a entrega de ônibus escolares às prefeituras municipais.
 
Da Redação
Com Assessoria

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Garantia Safra: prazo para pagamento de boleto termina hoje

Os agricultores do município de Lagoa Seca, inscritos no Programa Garantia Safra tem até esta sexta-feira, 15, para realizarem o pagamento do boleto do programa referente aos anos 2012/2013. Este pagamento é a confirmação da adesão efetiva do trabalhador ao programa.
 
Segundo o Secretário de Agricultura de Lagoa Seca, Pedro Fialho, houve um atraso na emissão dos boletos para os proprietários rurais beneficiados. Diante deste fato, é necessária uma especial atenção, por parte dos agricultores, que possam, ainda hoje, realizar este pagamento e, consequentemente, terem direito ao recurso.
 
O Garantia-Safra é um Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Agricultura dos municípios, que funciona como seguro de produção. Com esse benefício, o agricultor familiar que teve perda comprovada de mais da metade da produção agrícola, em função da seca ou excesso de chuva pode receber este benefício.
 
Da Redação

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Lagoa Seca paga aluguel atrasado de PSF do Bela Vista. Atendimento segue em sua total e absoluta normalidade

Num gesto de pura irresponsabilidade, de muita arbitrariedade, somada com a falta de sensibilidade, bemo como numa atitude eminentemente mercenária e anticidadã, o senhor Sebastião Benedito dos Santos tentou prejudicar os moradores do bairro Bela Vista, na manhã desta quinta-feira, 14, quando, por um período de uma hora e meia, deixou fechado (a base de corrente e cadeado) o portão de acesso do Posto do Programa Saúde da Família da localidade.
 
Segundo alegou Sebastião Benedito, seu gesto foi para provocar uma atitude 'em forma de alerta' para que a Prefeitura de Lagoa Seca realizasse o pagamento do aluguel do imóvel que estava atrasado em 45 dias.
 
Conforme explicou Maria José Leandro dos Santos, esposa do senhor Sebastião Benedito dos Santos, o contrato de locação venceu dia 28 de dezembro de 2012 e a família já havia comunicado ao gestor anterior - de que o imóvel não seria mais alugado a prefeitura - já que o casal pretendia ocupar o imóvel para voltar a residir no local. "Dependíamos do aluguel desse prédio para pagar o aluguel da casa aonde moramos. Agora, queremos voltar para nossa casa", compelou dona Maria José.
 
"Em nenhum momento fomos procurados pelo senhor Sebastião Benedito, - promprietário do imóvel - para tratar sobre pagamento de aluguel. Se assim procederam, procuraram a pessoa errada, daí o atraso no pagamento. Mesmo diante dessa atitude covarde, devo dizer que tudo já foi resolvido, inclusive efetuado o pagamento do aluguel (referente a janeiro) na manhã dessa quinta-feira. Isso que aconteceu foi um verdadeiro equívoco; a unidade já foi reaberta e segue atendendo normalmente os moradores do Bela Vista e Floriano", disse o secretário municipal de saúde, Damião Calafange.
 
Quanto a falta de médico no PSF do Bela Vista, o secretário de saúde informou de que o médico encontra-se de férias e além disso, passou em uma residência médica, motivo pelo qual pediu demissão. "Semana que vem já teremos um novo médico atendendo naquela unidade de saúde", garantiu Calafange.
 
A coordenadora do Programa Saúde da Família do município de Lagoa Seca, Maria Aparecida Araújo Cavalcante informou que, a partir da próxima semana o PSF do Bela Vista estará funcionando em outro imóvel, com melhores condições de instalações e atendimento, inclusive, com acessibilidade para deficientes. "O local fica localizado na Trav. Frei Clementino, já está sendo reformado, é bastante amplo, (tem dois pavimentos) e com certeza teremos mais condições de atender de forma mais humana às famílias daquela comunidade", completou Badinha.
 
Segundo informou Poliana Diniz, enfermeira chefe do Programa Saúde da Família (PSF) do Bela Vista - a unidade funciona há quatro anos no bairro e atende 777 famílias. No local, são oferecidos serviços de odontologia, ginecologia, enfermagem, além de atendimentos a gestantes, entre outros.
 
Da Redação

Atividades escolares têm início na rede de ensino em Lagoa Seca

As escolas da rede municipal de ensino do município de Lagoa Seca, Agreste paraibano iniciaram, oficialmente, nesta quinta-feira, 14, o ano letivo 2013. A expectativa da Secretaria de Educação é receber um grande número de alunos (os números ainda não estão fechados) e atender a demanda exigida pelo governo municipal, que é garantir vaga para todos os alunos de Lagoa Seca.
 
De acordo com o prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu (PSC), que participou da abertura do ano letivo no dia 04 de fevereiro, quando da realização da Jornada Pedagógica, no Convento Ipuarana, os investimentos na área da educação serão feitos durante todo o ano, assim como a valorização do professor em seu processo de formação continuada, com foco, sobretudo, numa política de educação comprometida com a cidadania e formação do homem em sua total integralidade.
 
Pagamento do piso nacional dos professores, transporte e merenda escolar estão garantidos para toda a comunidade escolar, garantiu Tadeu.
 
Para a secretária de Educação, Joelma Rocha, "o ano escolar é mais um desafio posto para todos os profissionais envolvidos na educação e formação de nossos alunos, mas, estamos seguros, confiantes e mais do que isso, otimistas, certos e convictos de que será um ano produtivo e muito abençoado. Diante de nosso planejamento e reuniões técnicas, só nos resta agora desejar a todos boa sorte e mãos ao trabalho", disse.
 
Ainda de acordo com a secretária de Educação, a intenção do poder público municipal é garantir que todos os alunos estejam em sala de aula, desde o ensino infantil até o fundamental. "Aqueles alunos que ainda desejam se matricular, procurem nossas unidades escolares mais próximas de suas residências, pois ainda temos vagas em diversas escolas", informa Joelma Rocha.
 
Da Redação
 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Lagoa Seca será contemplada com Projeto Cidades Digitais do Governo Federal

Dentre os 80 municípios selecionados de todas as regiões brasileiras, Lagoa Seca, no Agreste paraibano (veja a lista completa aqui), será uma das cidades contempladas com o Projeto Cidades Digitais. Empresas, residências e órgãos públicos serão beneficiados diretamente com o programa no município.

Para o projeto de Lagoa Seca ser aprovado, a equipe do Minitério das Comunicações considerou a capacidade gerencial e técnica, a sustentabilidade do projeto e a possibilidade de expansão da rede com o objetivo de melhorar a gestão pública municipal, resultando em maior acesso das comunidades à internet e aos serviços de governo.

Além desses critérios, Lagoa Seca foi selecionada e classificada por meio da pontuação de outros ítens, como o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto e densidade domiciliar de acesso à banda larga.

Para o prefeito José Tadeu (PSC) a promoção das comunidades dentro do processo de inclusão digital é algo essencial para o desenvolvolvimento local. Com isso quem ganha são os moradores, estudantes, profissionais liberais, comerciantes e empresários. O poder público também ganha com tudo isso, pois só assim passa a melhorar os seus serviços, sem perder de vista o social, podendo, assim, efetivamente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Projeto Cidades Digitais possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infra-estrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, além da implantação de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo.

O projeto é composto de conexão entre os órgãos públicos; implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação; capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs; acesso da população aos serviços de governo eletrônico e pontos de acesso público à internet em praças, rodoviárias ou outros espaços, tudo definido a critério de cada prefeitura.

Resultado de ação transversal de articulação entre órgãos do Governo Federal, o projeto tem a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de licitação na modalidade de registro de preço nacional para a aquisição dos aplicativos de softwares públicos básicos. O BNDES oferecerá linhas de financiamento de kits de sistemas de gestão e softwares, bem como para ampliação das redes digitais das prefeituras.

O orçamento destinado ao projeto de implantação da segunda etapa das cidades digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai contar com R$ 100 milhões do orçamento de 2013.

O Minicom conta com um orçamento de R$ 40 milhões para este tipo de projeto piloto, que contemplará os 80 municípios selecionados com 30 pontos de conexão de órgãos públicos e mais um ponto de acesso Wi-Fi livre para a população.
 
Com Assessoria

Notícia da renúncia de Bento XVI surpreende comunidade católica de Lagoa Seca

Um misto de perplexidade e surpresa tomaram conta dos fiéis de Lagoa Seca, cidade predominantemente católica do agreste paraibano, com a notícia da renúncia do Papa Bento XVI. O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto. Diante dessa afirmação, muitos católicos de Lagoa Seca ainda estão sem acreditar no que ouviram. Outros esperam que o próximo papa venha trazer um novo vigor para a Igreja Católica.
 
A notícia foi dada pelo próprio Bento XVI, nesta segunda-feira, 11, quando anunciou que renunciará ao pontificado em 28 de fevereiro. O cargo de Sumo Pontífice da Igreja Católica ficará vago a partir desta data, quando um novo Papa deverá ser eleito. O papado de Joseph Aloisius Ratzinger, que sucedeu a João Paulo II, começou em 2005, aos 78 anos. 
 
O papa fez o pronunciamento em latim durante um consistório para a canonização de dois mártires no Vaticano. No comunicado, Bento XVI, de 85 anos, afirmou que vai deixar o cargo devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo (leia a íntegra abaixo) - ele completa 86 anos em abril. O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.
 
O Papa disse ainda que não tem forças para dirigir a Igreja por causa de sua idade. "Depois de ter examinado ante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", afirmou o Papa em latim diante do Consistório do Vaticano.
 
Para dona Marina Ventura, que reside na rua Frei Clementino, em Lagoa Seca, "o Papa dá um exemplo de desapego as coisas terrenas e de poder, renunciando ao cargo mais alto da Igreja Católica".
 
O bispo da Diocese de Campina Grande Manoel, Delson Pedreira da Cruz considerou um gesto de humildade, a decisão tomada pelo Papa. Para ele, Bento XVI "foi um grande Papa que deu a sua contribuição a Igreja Católica e ao Evangelho, em busca de um mundo mais justo e fraterno".

Já o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Paggotto, elogiou o ato que considerou como sendo "um gesto de humildade e desprendimento".
 
Leia, na íntegra, o comunicado de Bento XVI, informando de sua renúncia:

"Caríssimos Irmãos,

Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.


BENEDICTUS PP XVI.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prefeito José Tadeu faz reunião de monitoramento com secretários e diz que primeiros 38 dias de governo são positivos


Durante quatro horas de muita conversa, na tarde desta sexta-feira, 8, na Sala de Reuniões da Câmara de Vereadores, o prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu (PSC), em mais um encontro com todos os seus secretários fez mais uma rodada de reunião de monitoramento das ações desenvolvidas pelo seu secretariado nestes primeiros 38 dias de seu governo. Vereadores de sua base governista também participaram do encontro.

Apesar das inúmeras situações de irregularidades, deficiências e débitos encontrados na Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, o prefeito José Tadeu avaliou como sendo positivo seu governo nesse período de gestão e a atuação de cada secretário em suas respectivas pastas.

"Fico otimista e entusiasmado com essa equipe que me traz um relatório de muitas ações positivas já realizadas em um curto espaço de tempo pela nossa administração. Quero parabenizar a cada um de nossos secretários e dizer que estou convicto de que juntos e com o apoio da população faremos um grande governo", disse Tadeu.

Na reunião de monitoramento, todo um diagnóstico foi abordado por cada secretário, tanto do ponto de vista de estrutura, financeiro, técnico e de pessoal de cada secretaria. Na ocasião, os secretários expuseram algumas ações com relação a obras e ações em andamento, bem como levantaram algumas perspectivas de obras futuras e de reestruturação administrativa de cada setor.

Entre os assuntos mais discutidos e que muito tem proecupado o prefeito José Tadeu, diz respeito a atual situação financeira do município, assim como o rombo deixado pelo ex-prefeito Edvardo Herculano com o Instituto de Pervidência do Servidor Municipal (IPSER), que ultrapassa mais de R$ 1 milhão, deixando o município na iminência e no risco de perder o cadastro de Certificado de Regularidade Previdenciaria (CRP). Caso isso venha a acontecer, lamentavelmente, nosso município de Lagoa Seca perderá todos os recursos federais, infornT@-e n0, e:ustivo lagoasequense aos presentes.

Outro assunto de grande relevância discutido na reunião foi na área da educação: segundo informou a secretária da Educação, Joelma Rocha, o município tem uma grande carência de professores do ensino infantil, fato que deve repensado urgentemente pela atual gestão. Ela expôs ainda o trabalho de recuperação e de reforma de algumas escolas, tendo em vista o início do ano letivo.

Na área de saúde, o secretário Damião Calafange disse está muito preocupado com a falta de alguns profissionais, principalmente de médicos para o atendimento à população junto nos PSF's do município. Ele falou ainda da necessidade urgente de reestruturação de alguns equipamentos de saúde e da melhoria nos serviços do Hospital Municipal Ana Maria Coutinho. Ações emergenciais contra a dengue também foram colocadas pelo sercretário Calafange.

Já o secretário de Infraestrutura, Raminho Cavalcanti, informou que o trabalho de limpeza urbana continua sendo realizado como prioridade da pasta, já que o lixo deixado pelo gestor anterior ainda vendo causando grandes transtorno à população. Outras ações também mereceram destaque pelo chefe da pasta, como conserto de calçamentos e trabalhos de saneamento na Vila Florestal, melhorias na estrutura funcional das escolas e creches do município.

O secretário da Administrção, Geovaneto Vilar avaliou como satisfatório o recadastramento dos servidores municipais, uma vez que para sua conclusão faltam somente os retardatários, que informarão seus dados e situação de regularidade após o carnaval. Ele informou ainda que a sua pasta buscará cada vez mais valorizar o servidor público, capacitando-os com ações de planejamento, vindo efetivamente dar condições de realizar e de prestar bons serviços à população como um todo, que usufrui dos serviços prestrados pela Prefeitura Municipal de Lagoa Seca.

O secretário de Agricultura, Pedro Fialho falou dos desafios de sua pasta, como a grande seca que assola a região, assim como o problema da falta d'água no município. Com relação ao abastecimento d'água com carros pipas, Fialho disse que o gestor anterior, Edvardo Herculano descredenciou o município da 'Operação Carro-Pipa' junto ao Exército Brasileiro alegando que não havia mais necessidade do uso dos veículos para a realização do serviço.

"Isso é um absurdo afirmar essa inverdade diante da gravidade da seca e da falta d'água em todas as regiões do município. Mesmo diante de todas as dificuldades já temos 7 carros-pipa fazendo essa operação no município, atendendo, prioritariamante, as caixas comunitárias e as escolas", disse Fialho.

Já o secretário de Ação Social, Marcelo Palhano, informou que todos os programas do governo federal estão dentro de sua regularidade e em pleno funcionamento no município. Ele disse que a secretaria está sendo totalmente reformulada com o objetivo e compromisso de atender bem a população, principalmente o cidadão mais carente do município.

Ao fechar os trabalhos, o prefeito José Tadeu agradeceu a presença e contibuição de todos, reafirmando o impertaivo de que a ordem é encarar os problemas como algo que é possível de soluções e de continuidade a tudo aquilo que já foi planejado anteriormente. "Nossa obetivo é trabalhar, sem olhar para retrovisor e ficar falando daquilo que não foi realizado com responsabilidade. Nossa meta é avançar com a intenção única em trazer dias melhores para nossa população", enfatizou.
 
Da Redação

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Lagoa Seca será contemplada com projeto Cidades Digitais do MiniCom

Foi confirmado na manhã desta quarta-feira, 6, por parte do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que está aberto um novo processo seletivo do programa Cidades Digitais, que tem o objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios por meio da construção de redes de fibras óticas. As inscrições estão abertas no site do MiniCom e vão até 5 de abril.
 
No total, foram selecionados 80 municípios de todas as regiões brasileiras. Na Paraíba, Lagoa Seca será uma das cidades contempladas nesse primeiro momento. Outros municípios paraibanos foram beneficiados, todos com menos de 50 mil habitantes: Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Esperança, Itaporanga, Nova Floresta, Pocinhos, Queimadas e São João do Rio do Peixe.
 
O projeto Cidades Digitais possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infra-estrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, além da implantação de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo.
 
As cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos a critério das prefeituras.
 
Resultado de ação transversal de articulação entre órgãos do Governo Federal, o projeto tem a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de licitação na modalidade de registro de preço nacional para a aquisição dos aplicativos de softwares públicos básicos. O BNDES oferecerá linhas de financiamento de kits de sistemas de gestão e softwares, bem como para ampliação das redes digitais das prefeituras.
 
O orçamento destinado ao projeto de implantação da segunda etapa das cidades digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai contar com R$ 100 milhões do orçamento de 2013. O projeto é composto de conexão entre os órgãos públicos; implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação; capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs; acesso da população aos serviços de governo eletrônico e pontos de acesso público à internet em praças, rodoviárias ou outros espaços.
 
Com Assessoria

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jornada Pedagógica da Secretria de Educação de Lagoa Seca foi coroada de sucesso, diz Joelma Rocha


Com a temática "Humanização no Processo Ensino Aprendizagem", terminou, nesta quarta-feira, 6, a 1º Jornada Pedagógica da Secretria de Educação da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca. O evento teve início na última segunda-feira, 4, no Convento Ipuarana e reuniu todos os profissionais da rede municipal de ensino, como professores, supervisores, orientadores, diretores, coordenadores pedagógicos, entre outros.
 
A programação contou com palestras e oficinas, visando preparar e motivar todos os profissionais envolvidos na educação do município. O encontro também foi um grande momento de confratenização, acolhimento e troca de experiências.
 
Para a secretária municipal de educação, Joelma Rocha, a jornada pedagógica foi o marco inicial do ano letivo 2013. "Daqui pra frente nosso trabalho tem continuidade, com reuniões e planejamentos para que possamos imprimir com qualidade tudo aquilo que foi discutido e estudado dentro da temática proposta durante esses dias no Convento Ipuarana".
 
O Diretor do Departamento de Educação, Samuel Vasconcelos, também reconhece a contribuição do evento para a qualificação dos docentes. "É um encontro importante para nós professores, no sentido de pensar a educação de uma maneira melhor, trabalhando com mais qualidade. Aqui tivemos a oportunidade de participar das palestras e oficinas, bem como de fazer uma reciclagem da nossa prática pedagógica, ao discutir de forma mais ampla a educação municipal", destacou.
 
Já para a professora Ana Célia, a jornada pedagógica é um encontro importantíssimo para toda a comunidade escolar. "É um momento de reencontro com os colegas, depois de nossas merecidas férias, mas, fundamentalmente, de muito trabalho e reflexão. Nele temos a oportunidade de estabelecer metas para mais um ano letivo, assim como refletir sobre as nossas práticas pedagógicas", ressaltou.

A professora Rose Flor, ressaltou a importância do encontro e enfatizou com sabedoria a temática da jornada: "parafraseando nossa querida secretária Joelma, que dizia que somos pessoas ajudando outras pessoas a crescerem juntas conosco. Enfim, que possamos, pois, sermos sim, agentes transformadores, renovadores, acreditando que mudanças são possíveis se sairmos de nossos medos e comodismos". Essa foi a grande lição que ficou pra mim, disse Rose.
 
Os objetivos norteadores da 1º Semana Pedagógica foi o de sensibilizar a rede municipal de ensino para um fazer pedagógico pautado na pedagogia da humanização, a partir de novas práticas educativas que vislumbrem o aluno como um ser integral, direcionando dessa forma a prática docente para as atividades do ano letivo, cujas aulas têm início no dia 14 de fevereiro.

Da Redação

Programa Garantia Safra prorroga prazo para adesão dos agricultores

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou até o dia 15 de fevereiro o prazo para que os agricultores familiares paguem o boleto de adesão ao Garantia-Safra 2013. 
 
Os agricultores familiares do município de Lagoa Seca que aderiram ao Programa Garantia Safra 2012/2013 terão até o dia 15 de fevereiro para pagar os boletos bancários, no valor de R$ 9,50, em qualquer Casa Lotérica ou Caixa Aqui. O secretário de Agricultura do município, Pedro Fialho, informa que todos devem comparecer a sede da secretaria, localizada na rua José Jerônimo da Costa, para pegar e, em seguida, efetuar o pagamento dos seus boletos.
 
Garantia Safra - O programa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com prefeituras e governos estaduais, para atender as famílias agricultoras do semiárido brasileiro que vivem em municípios que tiveram perda de, pelo menos, 50% da produção agrícola por causa da seca ou do excesso de chuvas.
 
Da Redação

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Em Lagoa Seca: Tadeu participa de plenária do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Borborema

O Fórum de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável da Borborema realizou, nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, no Centro de Eventos Maristas, em Lagoa Seca, a sua 1ª plenária do ano. Na pauta do encontro foram discutidas as ações do território para 2013. Na período da tarde, aconteceu o Encontro com os Novos Gestores da Região da Borborema, como prefeitos e secretários.
 
O prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu Sales de Luna (PSC) participou do evento. Na oportunidade, o chefe do executivo lagoasequense desejou a todos os prefeitos e autoridades presentes boas-vindas a cidade. Em sua fala, expressou o desejo de todos os municípios que compõem o Território da Borborema a ter avanços e conquistas significativas, principalmente, no que se refere ao desenvolvimento sustentável das cidades, geração de emprego e renda, cidadania e inclusão social para as suas populações.   
 
O Programa Territórios da Cidadania foi instituído pelo governo federal em 2008, visando ampliar os bons resultados do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PRONAT), criado no primeiro ano do governo Lula (2003) pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), também criada naquele ano.
 
Territórios da Cidadania
 
Conforme preconiza o decreto de 25 de fevereiro de 2008 que instituiu o Programa, essa política pública tem por objetivo "promover e acelerar a superação da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural, inclusive as de gênero, raça e etnia, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável", sendo implementada a partir de três eixos de atuação: ação produtiva, cidadania e infra-estrutura. Esses eixos orientam a elaboração de Matrizes de Ações Anuais, com recursos previstos no Plano Plurianual e no Orçamento Geral da União, nas quais os órgãos envolvidos (22 Ministérios e Secretarias), sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República, definem as ações que pretendem desenvolver em cada território.
 
Os Territórios da Cidadania são conjuntos de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental, que possuem uma identidade comum e coesão social e cultural. Em cada Território é constituída uma instância deliberativa formada por representantes da sociedade civil (associações, sindicatos, ONGs, cooperativas, etc.) e dos governos federal, estadual e municipal, denominada Colegiado ou Fórum. É no âmbito dessa instância que as Matrizes de Ações Anuais são discutidas de maneira viabilizar, através de projetos aprovados pela plenária, a efetivação do seu Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), elaborado e homologado pelo próprio Colegiado Territorial.
 
Na Paraíba, existem os territórios rurais do Cariri, Borborema, Zona da Mata e Médio Sertão. Em 2007, dois desses territórios foram desmembrados com a homologação dos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Mata Sul e Mata Norte, além da criação do território do Curimataú. Atualmente a Paraíba conta com sete territórios rurais homologados, sendo que seis deles fazem parte do Programa Territórios da Cidadania, contemplando mais de 80.000 famílias.
 
O Território da Borborema, abrange uma área 3.341,7 Km2, constituído por 21 municípios: Alagoa Nova, Algodão de Jandaira, Arara, Areia, Areial, Borborema, Campina Grande, Casserengue, Esperança, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda, Serraria e Solânea.
 
Da Redação