O Hemocentro de Campina Grande realiza campanhas de coletas externas para descentralizar o serviço e aproximar o doador da instituição. Nesta terça-feira, 26, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Seca, a Unidade Móvel esteve durante todo do dia na Praça Severino Cabral e registrou a presença de várias pessoas que fizeram um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Foram coletadas 32 bolsas de sangue.
Equipes da Secretaria de Saúde também colaboraram com essa ação, disponibilizando vários serviços, como teste de glicemia, aferição de pressão, entre outros. Estudantes de enfermagem de Campina Grande contribuíram nos trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde de Lagoa Seca.
De acordo com o secretário de Saúde, Damião Calafange, a ação teve como objetivos elevar o estoque de sangue no Hemocentro de Campina Grande e conscientizar as pessoas da importância desse ato que pode salvar vidas, de forma que novas pessoas possam entrar na lista de doadores.
Quem desejar fazer doação de sangue, basta procurar o Hemocentro de Campina Grande, localizado na Rua Eutécia Vital Ribeiro s/n, bairro do Catolé. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 18h00, e aos sábados das 07h00 às 12h00. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3310-7130 e 3310-7150.
Quem pode doar sangue?
Praticamente todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde. No ato da doação deve apresentar um dos seguintes documentoss: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte.
Pode ser homem ou mulher que goze de boa saúde, que não tenha sido acometido depois dos 10 anos de idade de hepatite; não seja usuário de drogas; estar alimentado; não estar fazendo uso de medicamentos; ter entre 18 e 67 anos de idade; doadores de 16 e 17 anos são aceitos mediante presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal; pesar acima de 50 quilos (descontar vestuário); ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, já que a qualidade do sono é importante (plantonistas não devem doar sangue no dia em que saírem do plantão); não realizar exercícios físicos antes da doação; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses; não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses; evitar fumar 2 horas antes da doação.
Da Redação