segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tadeu leva mais de 12 mil pessoas às ruas de Lagoa Seca em seu primeiro comício oficial. Saiba mais

A cidade de Lagoa Seca, localizada na região metropolina de Campina Grande, Agreste da Paraíba, viveu nesse domingo (26) um grande momento em sua história, quando diversas pessoas de todos os locais do município se deslocaram até Lagoa Seca para participar do primeiro comício oficial da Coligação "Lagoa Seca de Todos", que tem como candidato a prefeito o empresário Tadeu do Supermercado (PSC).
 
A rua Antônio Borges da Costa, centro da cidade, foi verdadeiramente invadida pela onde onda verde - com cartazes, bandeiras e adesivos, que ficou pequena para uma multidão que se concentrou no local para ouvir todos os candidatos da Coligação "Lagoa Seca de Todos".
 
Segundo os organizadores, desde a concentração (no bairro São José) até o local do comício, aproximadamente 13 mil pessoas participaram do evento político.
 
De acordo com Jefferson Dagmar Pessoa Brandão, que compartilhou na linha do tempo do facebook oficial de José Tadeu (http://www.facebook.com/20TADEU?ref=tn_tnmn), a rua Antônio Borges da Costa tem 215 metros de comprimento por 15 metros de largura (medidas feitas pelo Google Earth), implicando uma área de 3.225 metros quadrados, fazendo uma estimativa de 4 pessoas por metro quadrado (havia locais onde tinha bem mais) temos um total de 12.900 pessoas (3.225 x 4 = 12.900).
 
Para Jefferson Dagmar, segundo o IBGE (2010) a população votante de Lagoa Seca é de aproximadamente 19.000 pessoas, daí concluirmos, sem nenhuma dúvida - quem será o próximo prefeito de nossa cidade. Não temos dúvidas, mediante a multidão que compareceu ontem, que o futuro gestor de Lagoa Secá será, inegavelmente, Tadeu, completou.
 
Diante do grande volume de pessoas, o que chamou a atenção mais uma vez foi a alegria e espontaneidade do povo, que vestidos à caráter (sempre de verde), seguiram em caminhada com o prefeitável Tadeu, sua candidata a vice-prefeita, Elueza Barbosa e os candidatos a vereadores, que durante todo o percurso - ruas centrais de Lagoa Seca - foram abraçados, cumprimentados e beijados pelo povo. 
 
O comício
 
Prestigiaram o comício o deputado estadual Frei Anastácio (PTB), que deu início a uma sequência de outros oradores. O parlamentar petista disse em seu discurso que as parcerias do governo federal serão mantidas em Lagoa Seca com Tadeu e Eleuza na prefeitura, acrescentado, ainda, que, outros programas sociais seão impantados no município, como forma de promover cidadania à população, principalmente levar dignidade às famílias mais carentes. Frei Anastácio destacou ainda que o governo da presidente Dilma Roussefe terá um olhar todo especial para o município de Lagoa Seca.
 
O deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), que também é candidato a prefeito de Campina Grande, se fez presente ao garnde comício da Coligação "Lagoa Seca de Todos". Na ocasião, Guilherme Almeida enfaztizou as parcerias que os dois municípios podem formalizar para o desenvolvimento, já que as cidades são vizinhas e fazem parte da Região Metropolina de Campina Grande. "Com Tadeu vamos estabelecer as parcerias necessárias para o desenvolvimento das duas cidades", disse Almeida.
 
Em meio ao entusisasmo das pessoas que estavam presentes ao grande comício de Tadeu, além de convidados, outras lideranças políticas fizeram uso da palavra, como o ex-prefeito de Lagoa Seca, João Jerônimo, referencial de integridade, honestidade e grande conhecedor da história e dos problemas do município.
 
O ex-prefeito Bola Coutino, presença marcante em todos os eventos da campanha de Tadeu do Supermercado também usou da palavra e fez um discurso contundente em defesa de Lagoa Seca e de seu desenvolvimento. O jovem acadâmico Marconi Filho também levantou a massa quando falou em nome da juventude lagoasequense. Outros oradores fizeram uso da palavra, além de todos os candidatos a vereadores da Coligação "Lagoa Seca de Todos". 
 
Tadeu e Eleuza
 
Muito aplaudido por todos os presentes no comício, o prefeitável Tadeu do Supermercado disse que a coligação tem feito algumas caminhas e reuniões em alguns locais do município, mas, tudo tinha visto algo tão grandioso naquele momento. "Hoje estou vivendo a maior emoção de minha vida", acrescentou Tadeu, afirmando, ainda, em sua fala que "é por vocês que estou aqui, é por ser um apaixonado por Lagoa Seca que estou nessa luta que não é só minha, é do povo de Lagoa Seca". Tocado pelo embalo da multidão que a todo tempo gritava seu nome, disse Tadeu: "agradeço a Deus por tudo. Me considero um vitorioso na vida. Tenho certza que outras vitórias compartilharei com todos os lagoasequenses e ela está muito próxima de acontecer: será dia 07 de outubro, quando Lagoa Seca dará, em definitivo, seu grito de vitória e libertação, pois, nossa cidade precisa mudar e a mudança só acontece com o seu voto", completou Tadeu.
 
Ao apresentar suas propostas de governo a todos os presentes, Tadeu disse que muita coisa precisa ser feito em todo o município. O ponto em destaque de seu pronunciamento foi o que diz respeito ao aquecimento da economia do município. "Vamos buscar e atrair novos investimentos para nossa cidade, criando e gerando oportunidades de emprego e renda para todos os moradores de Lagoa Seca. Vamos apoiar todos os empresários e comerciantes de nossa cidade, pois, são eles que movem a nossa economia".
 
Já a candidata a vice-prefeita Eleuza Barbosa disse em sua fala que muita coisa em Lagoa Seca anda muito mal, como a saúde, principalmente a educação. Ela citou que o município de Lagoa Seca teve uma queda acentuada no desempenho dos alunos do município no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
 
Outro destaque da fala de Eleuza Barbosa diz respeito a promoção de políticas públicas voltadas para a assistência social e a mulher.
 
Para essa semana, outras atividades de camapanham estarão sendo planejadas logo mais a noite, quando a coodedanção geral fará um novo calendários de visitas e ações que norteiam as propostas da Coligação "Lagoa Seca de Todos".
 
"Só temos que agradecer a todos os nossos colaboradores voluntários que estão vestindo a camisa verde da mudança e, principalmente, o povo que tem comparecido e prestigiado a todos os eventos que planejamos", disse Ronildo Medeiros, em nome da coordenação geral.
 
Por Hélder Loureiro

domingo, 26 de agosto de 2012

Coligação "Lagoa Seca de Todos" contesta afirmações de Márcio Rangel

O empresário José Tadeu Sales (PSC), mais conhecido como Tadeu do Supermercado, candidato a prefeito de Lagoa Seca vem deixar claro a opinião pública de Lagoa Seca que, nesse momento atual em que se dá o processo eleitoral à nível municipal, não tem nenhum compromisso ou vinculação político-partidária com nenhum agente político à nível estadual, conforme insinuou o jornalista Márcio Rangel em matéria publicada em seu blog.
 
"Devo afirmar expressamente ao senhor Márcio Rangel, já que este não me ouviu, de que, não recebo e nem tão pouco assumí compromisso com o ex-governador José Maranhão, com o deputado Doda de Tião ou qualquer outro político de nossa região. Nosso compromisso, nesse instante, é com o povo de Lagoa Seca e isso nos basta e interessa", afirmou Tadeu.
 
"Quanto as lideranças políticas que nos apoiam no município, não temos nenhuma vergonha de apresentar aos nossos eleitorados e à sociedade lagoasequense, pois, todos sabem quem são e o que já fizeram por nosso município. Enquanto as mentiras e as inverdades são plantadas, estamos colhendo os frutos do nosso trabalho, pois o povo sabe as verdades e as meias verdades ditas e que em nada contribuem para o fortalecimento da democracia", concluiu Tadeu.
 
"Lagoa Seca me conhece: sabe do meu trabalho, de minha trajetória de luta e que nada tenho a esconder do povo de nossa cidade. Não sou como o meu candidato advesrário, que esconde seus bens em nome de familiares. Um exemplo disso, é quando afirmou à justiça eleitoral que não possui bens de nenhuma natureza. Isso é um absurdo. Diante desse fato nocivo podemos ver e sentir a intenção do candidato oficial. Por que o senhor Márcio Rangel esconde isso? Ora, o povo está atento e não merece ser enganado", disparou Tadeu do Supermercado.
 
Da Assessoria

sábado, 25 de agosto de 2012

Presidente convencional do PSB de Lagoa Seca sofre ameaças. Saiba mais


O presidente convencional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Lagoa Seca,  município da região metropolina de Campina Grande, Fernando Antônio Ribeiro Martins (Fernando da Farmácia), vem, de público alertar à sociedade paraibana e as autoridades de segurança do Geverno da Paraíba, quanto ao clima de insegurança que começa a reinar no município.

De acordo com Fernando da Farmácia, desde o dia da convenção do PSB, realizada na Câmara Municipal de Lagoa Seca no dia 30 de junho de 2012, quando o partido decidiu compor a Coligação "Lagoa Seca de Todos" (PSC, PT, PMDB, PTB, PSB e DEM), que ele (sua família) e o atual secretário-geral da legenda, vereador Nilton César, vêm sofrendo constantes ameaças de adversários políticos na cidade, que não estão satisfeitos com a decisão do diretório municipal em apoiar a candidatura do empresário José Tadeu (PSC) ao cargo de prefeito de Lagoa Seca.

"Quero dizer para a nossa comunidade e para toda sociedade paraibana que tenho sofrido ultimamente diversos tipos de ameaças, entre outras aberrações, até mesmo 'surras' já foram prometidas a mim, dentre outras coisas que não valem a pena falar. Mesmo assim, continuarei firme e implacável para continuar nossa lutar em favor de Lagoa Seca, pois, nosso partido - o PSB - muito tem feito por nossos munícipes, através de diversos projetos de lei já aprovados na Câmara de Vereadores, de autoria de nosso vereador Nilton César", disse Fernando da Farmácia.

Diante das ameaças sofridas, Fernando da Farmácia, em conversa com a editoria política do Blog Ypuarananews, informou, que, tudo já foi relatado à direção estadual do PSB, que demonstrou preocupação com os fatos ocorridos na cidade de Lagoa Seca e garantiu que todas as providências serão tomadas no sentido de preservar a integridade física de qualquer filiado do partido.

De acordo com o dirigente socialista, qualquer ação violenta que venha de encontro a qualquer liderança partidária do PSB na Paraíba, todas as medidas serão tomadas, no sentido de garantir a integridade física de seus filiados, certo de que, em Lagoa Seca, particularmente, nada acontecerá de pior entre os membros do PSB local.

"Se algo de pior vier a acontecer comigo ou com alguém de minha família e, ainda, a qualquer outro membro do partido, devo informar as autoridades da área da segurança pública de nosso Estado, toda responsabilidade recairá sobre nossos adversários políticos, que, nesse momento, querem tão somente tumultuar o processo eleitoral em Lagoa Seca", informou Fernando.    

O PSB de Lagoa Seca participou de duas convenções: uma com o candidato Fábio Ramalho, no dia 30 de agosto, no Colégio Estadual Francisca Martiniano da Rocha, quando lançou candidatos a vereadores: Beto do Floriano, Marinalva do Feijão Verde, Professor Arimateia, Gildo de Campinote, Belinha, Professor Paulão e Paulinho de Patriota, cujas candidaturas estão sendo questionadas na justiça. 

Por outro lado, o mesmo PSB, liderado por Fernando da Farmácia e Nilton César, também participou de convenção junto com os demais partidos de oposição, no dia 30 de agosto, na Câmara de Vereadores, quando, também, lançou candidatos a vereadores, entre eles, o atual vereador Nilton, que tenta sua reeleição.

Diante do impasse gerado e de ações que tramitam na justiça eleitoral, por decisão do TRE/PB, o PSB de Lagoa Seca faz parte da Coligação "Lagoa Seca de Todos", que tem como candidato a prefeito Tadeu do Supermercado (PSC). 

Por Hélder Loureiro

Denilson Costa desafia e desmente jornalista Márcio Rangel

Terminou na última quinta-feira, (23), o prazo para que os tribunais regionais eleitorais de todo o país julguassem os recursos sobre os registros de candidatura, mas pelo menos seis TREs, incluindo o da Paraíba, admitem que, por conta do volume de processos, não conseguiram analisar todos os casos dentro da data estabelecida pelo calendário eleitoral.
 
Os candidatos tiveram até o dia 5 de julho para apresentar os requerimentos de registros, que, desde então, vêm sendo deferidos ou indeferidos pelos juízes eleitorais. Caso o aspirante ao cargo de vereador ou prefeito ou o Ministério Público Eleitoral não concordem com o resultado da primeira instância, de negar ou aprovar o registro, pode recorrer ao tribunal regional.
 
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) retoma na próxima segunda-feira, às 08h00, o esforço concentrado para julgar os recursos de registros de candidaturas que estão em tramitação no órgão. Ainda estão pendentes para votação aproximadamente 300 recursos, dos 630 que foram ajuizados até agora. O diretor-geral do TRE-PB, Leonardo Livio, informou que o tribunal recebeu 624 recursos, dos quais 225 foram julgados.
 
O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, garantiu que até a próxima terça-feira (28), a Corte terá julgado todos os processos. Segundo ele, apesar de não haver sessão neste final de semana, conforme havia sido cogitado, haverá expediente interno para análise preliminar dos recursos que estão pendentes, como forma de julgá-los na segunda e na terça-feira, com sessões nos dois turnos.
 
De acordo com o sistema disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, pouco mais de 18 mil recursos de registros de candidatura estão em tramitação na Justiça Eleitoral. O TSE informou que 288 recursos chegaram à Corte até quarta-feira (22). Segundo o tribunal, o prazo de 23 de agosto para terminar o julgamento dos recursos "é indicativo e não obrigatório". A data foi estabelecida em 1997 pela Lei das Eleições e, de lá para cá, o número de pedidos de registro de candidatos aumentou muito, segundo o próprio TSE.
 
Coligação Lagoa Seca de Todos: candidaturas deferidas em Lagoa Seca
 
Conforme publicou o jornalista Márcio Rangel em seu blog, dando conta de que, depois de perder a causa junto ao TRE/PB na noite da última quarta-feira (22), quando a Coligação "Unidos Pra Continuar", entrou com um pedido de liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a suspensão do efeito da convenção realizada por uma parte do do PSB no último dia 30 de junho na Câmara de Vereadores, quando, na ocasião, ficou deliberado que o PSB faria parte da Coligação "Lagoa Seca de Todos", que tem como candidato a prefeito Tadeu do Supermercado, tem-se, a esclarecer o que segue:
 
Na verdade, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba negou, mais uma vez, e, isso é fato, recurso de registro de candidatura (RRC's) de todos os candidatos do PSB ligados ao prefeitável Fábio Ramalho, da Coligação "Unidos Pra Continuar", como Beto do Floriano, Marinalva do Feijão Verde, Professor Arimateia, Gildo de Campinote, Belinha, Professor Paulão e Paulinho de Patriota, que mesmo com suas candidaturas indeferidas, seguem suas campanhas na rua, correndo o risco de tomarem posse ou não, caso sejam eleitos.
 
De acordo com Denilson Costa, a assessoria jurídica da Coligação "Lagoa Seca de Todos", na tarde desta sextafeira (24), às 16h59, fez consulta junto ao TRE/PB, através da servidora Aline, do setor SEINP/TRE, que atestou que nenhum pedido de LIMINAR foi protocolado referente ao PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO, no tocante a decisão proferida pelo TRE/PB no dia 22/08/12, referente ao município de Lagoa Seca, caindo por terra, o que afirmou Márcio Rangel, em matéria publicada em seu blog. 
 
Para Denilson Costa, coordenador de campanha do candidato Tadeu do Supermercado (PSC), "o jornalismo tendecioso, falacioso e mentiroso do blogueiro Márcio Rangel, que também é assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, em nada vem contribuindo com a democracia e a verdade dos fatos, prevalecendo em suas matérias a parcialidade e aquilo que lhe interessa. O que o blogueiro vem fazendo ao longo dessa campanha eleitoral em Lagoa Seca é tão somente tentar enganar a opinião pública, especialmente o eleitorado lagoasequense", alfinetou Denilson.
 
Diante dos fatos acima mencionados, prevalece sem nenhuma alteração o que determinou o TRE da Paraíba - na tarde/noite desta quarta-feira (22), - quando julgou os 51 recursos pertinentes a registros de candidaturas no município de Lagoa Seca, Estado da Paraíba, todos favoráveis a Coligação "Lagoa Seca de Todos", ficando, assim, todos os seus candidatos aptos a concorrer o pleito eleitoral de 7 de outubro. Assim vejamos:
 
Recursos Deferidos:
Partido/Coligação
 
Coligação "Lagoa Seca de Todos";
Coligação "Unidos Para Continuar", com exclusão do PSB;
Coligação "Unidos Para Continuar I", com exclusão do PSB.
 
Adjamara Anacleto Pereira dos Reis;
Nelson Anacleto Pereira;
Josedeo Assis de Souza;
José Carlito da Silva;
Maykon Diego Ribeiro de Melo;
Ederaldo José Leal de Oliveira;
Samuel de Vasconcelos Sales;
Ednaldo Araújo;
Josilene Nascimento de Farias;
Ivanildo nascimento Almeida;
João Carlos Sousa;
Nilton César da Silva;
Pedro Evandro Carneiro Bezerra;
Sonalle Correia de Queiroz;
Edvaldo do Nascimento Silva;
Ana Lúcia Santana da Silva Rocha;
Jefferson Emanuel Cardoso de Lima;
Iácome Sueliton Coelho Jácome;
Maria de Jesus Brasileiro Melo;
Célia Virgínio dos Santos Bonfim.
 
Com a exclusão do PSB na Coligação "Unidos Para Continuar", na majoritária e com a exclusão do PSB na coligação "Unidos Para Continuar I", na proporcional, prevalece a Coligação "Lagoa Seca de Todos", com os seguintes partidos: PSC, PSB, PMDB, DEM, PTB e PT.
 
Atraso pode fazer com que candidatos assumam cargos se eleitos
 
Enquanto o recurso não for julgado em última instância, o candidato pode fazer campanha normalmente, inclusive participando do programa eleitoral na TV e no rádio. Se depois de eleito, o TSE - que não tem prazo para analisar os casos - julga indeferido o registro de um candidato, os votos dele não são computados. O coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz Marlon Reis, diz que o atraso dos TRE's em julgar os recursos vai dar brecha para que candidatos com registros indeferidos nas duas primeiras instâncias possam ser eleitos e assumir o cargo.
 
Por Hélder Loureiro
Com Assessoria

sábado, 18 de agosto de 2012

Três adolescentes se afogam em tanque na zona rural de Esperança


Três adolescentes morreram afogadas em um tanque de pedra conhecido como Tanque do Araxá, na tarde desta sexta-feira (17) na cidade de Esperança, Agreste paraibano. A tragédia aconteceu em uma área próxima ao Centro da cidade. O fato teria acontecido quando as vítimas fotografavam o lugar, onde é proibido tomar banho. Outras duas jovens também estavam no tanque, mas conseguiram escapar com vida. As informações foram passadas pelo Corpo de Bombeiros.

A provável causa é de que no momento do afogamento, quatro das jovens estariam tirando foto, quando caíram em buraco e não conseguiram retornar. De acordo com uma pessoa que acompanhou o resgate as meninas tinham ido ao tanque para tirar as fotos porque lá o banho não é permitido.

Uma delas conseguiu sair do tanque sozinha, as três vítimas só foram resgatadas de dentro do 'Tanque do Araxá' depois da chegada do Corpo de Bombeiros. As outras duas adolescentes também precisaram receber atendimento médico pelo trauma causado pela tragédia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou uma das sobreviventes para o hospital da cidade. Os corpos das vítimas foram trazidos para o Núcleo de Medicina Legal (Numol) de Campina Grande, no fim da tarde, para que fosse realizada a perícia. O velório acontece neste sábado na cidade de Esperança.

Do G1/PB

Candidatos de Campina Grande falam sobre os números do Ibope


O Sistema Paraíba de Comunicação revelou a pesquisa Ibope que mostra a intenção de votos nos candidatos à prefeitura de Campina Grande nesta sexta-feira (17). Após a divulgação dos números, os candidatos falaram sobre o que acharam.

O candidato Romero Rodrigues (PSDB), que teve 34% das intenções de voto, disse não vai se acomodar na campanha. “Os números para nós não são sinal de acomodação, mas estimula o trabalho ainda mais. Desde que houve a definição do nosso nome como candidato, estamos crescendo a cada a dia”.

Na segunda posição com 21%, Daniella Ribeiro (PP) destacou o fato de ter aparecido com um baixo índice de rejeição. “Fico muito feliz de ser a candidata com menor índice de rejeição”, disse. Ela ressaltou também que a pesquisa foi feita antes de ser resolvido o impasse judicial em torno de sua chapa e que isso tem influenciado os eleitores que opinaram.

Tatiana Medeiros (PMDB), que teve 20% das intenções, avaliou a pesquisa de forma positiva e destacou o crescimento que sua candidatura vem tendo. “A pesquisa foi muito boa, excelente, recebi os números com muita alegria. Minha candidatura é que teve o maior crescimento”.

Para Alexandre Almeida (PT), que teve 1%, com o início do guia eleitoral a campanha pode ser revertida. “Nossa campanha está começando agora, nós passamos por um momento complicado e com o guia teremos a capacidade de crescer bastante”.

Artur Bolinha (PTB), com 1%, também aposta no guia para modificar as intenções de votos para sua candidatura.

“Estamos no início da campanha. Existe um número significativo de pessoas que estão para se decidir. Acredito que com o início do guia teremos uma reversão significativa desse quadro”.

Sizenando Leal (PSOL), que nesta pesquisa não pontuou, disse que avalia números com naturalidade, mas que eles não refletem a realidade. “Não representa a situação do que estou vendo no dia a dia”.

O candidato Guilherme Almeida, candidato do PSC, contou com 4% das intenções de voto, mas não foi encontrado para repercutir a pesquisa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba com o número 00043/2012. O Ibope ouviu 602 eleitores, de 14 a 16 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos.

Do G1/PB

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Campina: Romero lidera pesquisa com 30,62%, seguido por Daniella com 20,15%

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) lidera a disputa para prefeito de Campina Grande. Pelo menos, é o que demonstra a pesquisa do Instituto Consult divulgada na edição desta sexta-feira (17) do Correio da Paraíba. De acordo com os números apresentados, o candidato tucano aparece com 30,62% das intenções de voto.

A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) fica em segundo lugar com 20,15%. Já em terceiro aparece à ex-secretária de Saúde, Tatiana Medeiros (PMDB), que obteve 18,92% das intenções de voto.

A quarta colocação fica com o deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), que foi citado por 3,23% dos eleitores entrevistados. Artur Almeida, do PTB, aparece em quinto com 1,54%. Alexandre Almeida, do PT, e Sizenando Leal, do Psol, obtiveram apenas 0,15% das intenções de voto. Dos entrevistados, 8,15% disseram que não votam em nenhum dos candidatos que estão na disputa e 17,08% não sabem dizer.

Espontânea

O tucano Romero Rodrigues também lidera a pesquisa na modalidade espontânea. Ele foi citado por 23,85% dos eleitores entrevistados pelo Intsituto Consult. Já as candidatas Daniella Ribeiro e Tatiana Medeiros apareceram rigorosamente empatadas com 16%.

Guilherme Almeida obteve 2,62%, seguido por Artur Almeida (PTB), com 1,23%. Alexandre Almeida, do PT, e Sizenando Leal, do Psol, não foram citados na pesquisa espontânea.

Os indecisos (não sabe) somam 30,77% dentre os eleitores entrevistados na pesquisa Consult/Correio. Já 8,62% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número 00040/2012 no dia 10 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada nos dias 11 e 12 deste mês. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. O Instituto Consult ouviu 650 eleitores campinenses de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares.

Do Correio da Paraíba

Carreta capota e motorista fica preso às ferragens na BR-230 na Paraíba


Uma carreta capotou na manhã desta sexta-feira (17) na rodovia federal BR-230 próximo a Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva no km 136, na entrada do distrito de Galante. A carreta, que estava carregada de bebida alcoólica, chegou a capotar.

O acidente aconteceu por volta das 7h30 e o movimento na rodovia era considerado pequeno, e por isso o veículo não atingiu nenhum outro carro, segundo a PRF. O motorista da carreta, que tem 36 anos de idade, estava só no momento do acidente e viajava de João Pessoa para Campina Grande. Ele ficou preso às ferragens por mais de uma hora e 20 bombeiros militares fizeram o resgate.

A vítima foi levada para o Hospital de Trauma de Campina Grande com ferimentos, mas não corre risco de morrer, segundo o hospital. A carga da carreta ficou espalhada pela pista e foi saqueada por várias pessoas que passavam no local. A PRF multou os motoristas que pararam os veículos no acostamento para pegar produtos da carga. O trânsito ficou lento e somente voltou ao normal às 10h00.

Do G1/PB

TRE quer mais segurança em cidades da Paraíba durante eleições


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (17) uma reunião para discutir a segurança das eleições municipais de outubro. Durante o encontro o presidente do órgão, desembargador Marcos Cavalcanti, solicitou ao comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o reforço policial em cidades onde os juízes eleitorais já informaram situações de acirramento eleitoral.

De acordo com o diretor geral do TRE, Leonardo Lívio, o órgão recebeu informações de que há problemas nas cidades de Pombal, Livramento e São Bento. “Os juízes eleitorais trouxeram a preocupação para de algumas situações específicas”, informou. Ele ressaltou que a Polícia Militar assumiu o compromisso de reforçar a segurança imediatamente nestes três municípios.

Também entrou em discussão nesta sexta-feira o pedido de envios de tropas federais para Campina Grande durante as eleições, que foi feito por juízes eleitorais da cidade. A corte do TRE precisa decidir se acata o solicitação e depois enviar a mesma para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Isso ainda não foi definido, mas existe a possibilidade do pedido ser colocado na pauta de votação na sessão da tarde de hoje”, completou Leonardo Lívio.

Participaram da reunião desta quarta-feira, que ocorreu no gabinete da presidência do TRE, o desembargador Marcos Cavalcanti; o juiz Miguel de Britto Lyra, corregedor do Tribunal; o procurador eleitoral Yordan Delgado; o coronel Euller Chaves e o diretor Leonardo Lívio.

Do G1/PB

"Enquanto o prefeito de Lagoa Seca gasta rios de dinheiro com diárias e combustíveis, ele deixou de comprar terreno para instalação de uma agência do INSS que iria beneficiar a cidade e outros municípios da região", diz Fernando Ribeiro.


O Pólo Sindical do Compartimento da Borborema e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca, juntamente com a SAC - Associação dos Amigos da Cidade e o vice-presidente do Diretório Municipal de PSB, Fernando Antônio Ribeiro Martins denunciaram à imprensa da Paraíba que município está preste a perder o direito de instalar uma agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por falta de interesse do Governo Municipal.

Fernando Ribeiro acusa o atual prefeito, Edvardo Herculano de Lima (PSDB), de estar inviabilizando a instalação da agência do INSS, “pois há dois anos o prefeito se nega a comprar o terreno onde será instado o posto, alegando que a prefeitura não tem dinheiro”.

Por outro lado, o vice-presidente do PSB na cidade lembra que mesmo prefeito já foi manchete de vários veículos de comunicação por ter gasto cerca de R$ 680 mil com combustível e gastos absurdos com diárias. “Por exemplo: o prefeito gasta R$ 680 mil com gasolina e não pode comprar um terreno de R$ 140 mil, isso é um absurdo”, disparou Fernando Ribeiro.

De acordo com Fernando Ribeiro, em 2009 Lagoa Seca foi contemplada pelo Governo Federal com uma agência do INSS. Com isso, “seria possível diminuir o trânsito previdenciário e de aposentados para Campina Grande. Isso também facilitaria a vida dos aposentados dos municípios de Lagoa Seca, Matinhas, Lagoa de Roça e Alagoa Nova”, explicou o Ribeiro.

Mas, “como a prefeitura não se pronunciou, o INSS enviou ofício alertando que se nada fosse feito a cidade perderia o posto para outro município, mesmo assim, mais uma vez, Edvardo Herculano se omitiu”, lamentou o socialista.

Fernando Ribeiro disse também que “na época, o então Governador em exercício do Estado, José Targino Maranhão, autorizou o pagamento do terreno, que não ocorreu em virtude da sua saída do Governo da Paraíba, ficando assim Lagoa Seca sem a possibilidade de ganhar esse importante instrumento do governo federal no município”.

O vice-presidente do PSB de Lagoa Seca disse que o governador Ricardo Coutinho, numa de suas vindas ao município chegou a pedir ao prefeito Edvardo Herculano à compra do terreno. De acordo com Fernando Ribeiro, a Suplan esteve na cidade junto com alguns técnicos do INSS e aprovou um terreno, mas o prefeito não quer comprar o imóvel (no caso, o terreno) e com isso, ele prejudica toda a população da cidade e de outros municípios da região, destacou Fernando Ribeiro.

Por Mislene Santos
Do MaisPB

Geovaneto Villar: "Fábio Ramalho é o candidato da conveniência"


O ex-secretário de Administração de Lagoa Seca, Geovaneto Villar, em entrevista exclusiva ao Blog Ypuarananews, revelou alguns fatos curiosos da trajetória política do candidato oficial Fábio Ramalho (PSD). 

Segundo lembrou Geovaneto Villar, Fábio Ramalho se elegeu primeira vez vereador pelo PT em 2004. Teve 483 votos e só entrou na Câmara de Vereadores de Lagoa Seca com a ajuda dos votos dos companheiros de partido. Ou seja, sozinho não teria chegado a lugar nenhum. Sendo assim, ‘até hoje deve gratidão a todos os candidatos do PT que tiveram votos suficientes e o levaram à condição de vereador de Lagoa Seca’.

Conforme ainda lembrou Geovaneto Villar, qual foi o agradecimento que Fábio Ramalho teve com os companheiros de partido? 'Ora, simplesmente deixou o PT em 2006, sem nenhum motivo aparente ou plausível e foi para o PRP, no qual se elegeu novamente vereador em 2008 com a maior votação daquele pleito. Agora, o candidato oficial está no PSD, em menos de oito anos de vida pública em Lagoa Seca', revelou.

Para Geovaneto Villar, Fábio Ramalho é o candidato da conveniência, pois, em menos de oito anos já perambulou por 3 legendas, sem nenhuma identidade ideológica por essas siglas partidárias para aonde migrou, afirmou.

“Pelo seu histórico sabemos muito bem como é o seu modo de fazer política e de "conquistar" votos. O seu histórico define exatamente o que há de mais atrasado na política  de Lagoa Seca, pois não demonstra uma identidade própria, trabalhando sempre em cima das conveniências que lhe são interessantes, neste ou naquele momento”, asseverou Geovaneto Villar.

Geovaneto Villar prometeu que, em outros momentos, estará mostrando um pouco mais sobre Fábio Ramalho para, assim, o povo de Lagoa Seca fazer uma leitura entre os dois candidatos a prefeito de Lagoa Seca e escolher o melhor para o município.

Por Hélder Loureiro 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

FRAUDE: Justiça determina apreensão de bens da Metta Concursos

A Justiça determinou nesta terça-feira (14), que os bens imóveis, de veículos automotores e embarcações registrados em nome da empresa Metta Concursos & Consultoria LTDA e de dois sócios proprietários sejam apreendidos. A decisão aconteceu após um pedido feito pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB).

A juíza do caso, Shirleu Abrantes Moreira Régis, decretou também que o aconteça um bloqueio online, junto ao Banco Central do Brasil, de qualquer valor depositado até o limite de R$ 6 milhões em contas em instituições financeiras do país em nome de qualquer um que tenha sido mencionados na sentença.

A acusação afirma que os sócios integram um esquema criminoso de fraude em concursos públicos, que através da Operação Gabarito foi desarticulado no último dia 18 de Junho.A decisão judicial foi comunicada nesta terça-feira (14) à Promotoria de Justiça de Gurinhém, que ingressou com medida cautelar. A reportagem tentou ouvir os envolvidos, mas ninguém atendeu o telefone da empresa nem os celulares dos sócios.

Segundo os promotores que ingressaram com a petição, o valor corresponde aos danos que teriam sido causados aos cofres públicos e aos candidatos prejudicados com o esquema criminoso.

"Milhares de cidadãos paraibanos foram subtraídos de diversas políticas públicas de educação, saúde e saneamento e tiveram gastos para participação nos concursos públicos realizados pela Metta. A cautela e a substancial quantia necessária à reparação das vítimas e do erário recomendam que sejam seqüestrados todos os bens dos investigados, tanto os móveis quanto os imóveis", justificou a promotora de Justiça, Jaine Aretakis Didier.

O MPPB também requereu ao juiz da Comarca de Gurinhém que os cartórios de registro de imóveis de Guarabira, Campina Grande e João Pessoa, o Departamento de Trânsito (Detran) e a Capitania dos Portos da Paraíba, sejam notificados sobre a restrição judicial à alienação de bens, para que esses órgãos não promovam qualquer transferência de propriedade. Os valores depositados em instituições financeiras do país em nome dos acusados e da empresa também devem ser bloqueados.

Outra solicitação do Ministério Público, atendida pela Justiça foi a solicitação ao Banco Central do envio de extratos detalhados dos últimos 24 meses de contas ou aplicações financeiras existentes nos nomes da Metta e dos sócios.

Operação Gabarito

A Operação Gabarito foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco-MPPB), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Civil para desarticular um esquema criminoso de fraude em concursos públicos, no município de Caldas Brandão, situado a 60 quilômetros de João Pessoa.

No dia 18 de junho, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária contra o dono da empresa Metta Concursos e Consultoria Ltda., o presidente e os membros da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Caldas Brandão. Eles são acusados de cometer crimes de frustração do caráter competitivo, formação de quadrilha, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva. A pena para esses crimes chega a 21 anos de prisão.

As investigações que resultaram na operação foram iniciadas na Promotoria de Gurinhém. Foi constatado que o esquema criminoso fraudava licitações, dispensas e inexigibilidades de licitação e concursos públicos destinados à contratação de profissionais da Estratégia Saúde da Família, também chamada de Programa Saúde da Família, e de programas federais, como o de Erradicação do Trabalho Infantil, Bolsa Família, Programa de Atenção Integral à Família do Centro de Referência Especializado em Assistência Social e ProJovem, além de outros cargos do quadro do município.

Para garantir que pessoas indicadas por integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo fossem aprovadas no concurso, já que a fraude era feita com o recebimento prévio da assinatura e da impressão digital dos apadrinhados em gabaritos adulterados com respostas preenchidas pela própria empresa, o processo de licitação era burlado para que, ao final, houvesse a escolha e a contratação da empresa Metta.

As irregularidades também levaram o MPPB a recomendar aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores a anulação dos concursos públicos organizados pela Metta Concursos & Consultoria LTDA, onde os candidatos ainda não foram nomeados e empossados.

Nos casos em que já houve a nomeação e posse dos aprovados, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público orientou os promotores de Justiça a investigarem e ajuizarem ações civis públicas para anular o concurso, o que implicará na destituição dos aprovados que ingressaram no serviço público ilegitimamente.

A empresa realizou 44 concursos no estado da Paraíba, sendo que 20 estavam em andamento e 24 já finalizados.

Do Jornal da Paraíba

Paraíba cresce no Ideb de 2011, mas ainda fica abaixo da média nacional

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (14) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 de cada estado. A Paraíba, que ficou com a média de 3,4 para o 9º ano do ensino fundamental, cresceu em relação à edição de 2009 do Ideb, quando teve índice de 3,2. Porém, o estado ainda permanece abaixo da média nacional, que, em 2011, foi de 4,1. Em todas as edições, de 2005, 2007, 2009 e 2011, a Paraíba ficou abaixo do Ideb nacional.

Apesar de abaixo da média nacional, a Paraíba conseguiu superar a projeção do MEC para este ano, que era de 3,2. Para o 5º ano do ensino fundamental, o estado ficou com 4,3. A projeção era de 3,8. Para o Ensino Médio, por sua vez, a Paraíba ficou com 3,3, mesmo índice estimado pelo MEC.

A Paraíba ficou em 5º lugar, empatado com o Rio Grande do Norte, em relação ao índice do 9º ano. Foram melhores o Ceará (4,2), Piauí (4,0), Maranhão (3,6) e Pernambuco (3,5). Já em relação ao Ensino Médio, a Paraíba teve uma posição melhor em meio aos outros estados nordestinos. O estado foi o 3º, perdendo apenas para Ceará (3,7) e Pernambuco (3,4). Para o 5º ano, ficou também na 3ª posição empatado com Pernambuco, ficando abaixo novamente do Ceará (4,9) e também do Piauí (4,4).

A escola pública com melhor índice no 9º ano em todo o estado foi o Instituto Dom Adauto, em João Pessoa, que tem administração estadual nesta série. A instituição teve índice 5,3, superando a meta, que era de 4,9.

O pior Ideb foi também de uma escola estadual, a Escola Isabel Rodrigues de Melo, em Campina Grande. A escola caiu do índice 2,1, medido na edição de 2009, para 0,9 em 2011. A projeção do MEC era de que ela ficasse em 2,4.

O desempenho das escolas privadas foram muito superiores aos das escolas públicas, com com médias de 5,5 e 3,1, respectivamente, para o 9º ano. As particulares, no entanto, sofreram uma leve queda de 2009 para 2011, uma vez que na última edição o Ideb foi de 5,7. No entanto, o índice deste último ano correspondeu à projeção do MEC.

Ideb das escolas nos anos iniciais do ensino fundamental (arquivo em excel)

Ideb das escolas nos anos finais do ensino fundamental (arquivo em excel)


Análise dos números

Para o professor Luiz de Sousa Junior, especialista em educação, os números mostram uma estagnação nas escolas. "É aquela velha questão: estamos crescendo apenas no limite. É como aquela criança que aprende forçado. O país não está dando nenhum salto de qualidade na educação", comentou.
 
De acordo com o professor, os aumentos e diminuições de índices são quase irrelevantes por serem muito pequenos, na maioria com diferenças de apenas 0,1 ou 0,2. "São pequenos avanços que não dão conta dos desafios que temos que encarar para melhorar a educação da Paraíba, do Nordeste e do Brasil", pontuou.
 
Luiz Junior ainda observou que há uma grande desigualdade em relação aos estados do Nordeste, que estão sempre entre os piores índices se comparados às outras regiões do Brasil. Para ele, isso é um espelho das condições socioeconômicas das famílias nordestinas. "Falta acesso aos bens culturais a uma boa parcela da nossa população. Por exemplo, internet, computadores, livros, bibliotecas e até a infraestrutura das nossas escolas não é a mais adequada", justificou o professor.
 
Entenda o Ideb
 
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
 
O Ideb possibilita analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e nas diversas redes de ensino; no fundamental, é possível avaliar o desempenho dos municípios nas redes públicas e, no nível médio, o Ideb é divulgado por UF. Há também o Ideb Brasil, dividido entre as redes municipal, estadual e privada.
 
Como a Prova Brasil pretende analisar a qualidade da turma com a maior abrangência, os alunos fazem provas diferentes que só podem ser avaliadas em conjunto. Assim, não há nota individual.
Do G1/PB

Inscrições do Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba prossegue até quarta-feira

As inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerram-se nesta quarta-feira (15). A Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) da Universidade Estadual da Paraíba está com inscrições abertas, via on-line. Estão sendo ofertadas 2.856 vagas, distribuídas entre os 41 cursos de graduação da UEPB, sendo 50% das vagas destinadas ao sistema de cotas de inclusão (que envolvem alunos oriundos da rede pública de ensino) e as outras 50% para o sistema de cota universal.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Comvest(www.comvest.uepb.edu.br), preencher o formulário eletrônico e imprimir o boleto de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90,00 (noventa reais), que pode ser quitado até o dia 17 de agosto. No ato da inscrição, o candidato opta por apenas um curso de graduação no seu respectivo turno e uma língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final do preenchimento de todos os campos obrigatórios, o sistema emitirá o número do protocolo de inscrição.

Os candidatos isentos da taxa de inscrição devem acessar a página da Comvest na internet para completar os demais campos do Formulário Eletrônico de Inscrição, que foi parcialmente preenchido, quando da solicitação deste benefício. Para ter acesso ao formulário será exigido do candidato o número do CPF fornecido pelo candidato, quando da solicitação de isenção da taxa de inscrição. As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 22 de agosto e a partir do dia 18 de setembro o comprovante de inscrição será disponibilizado para impressão no site da Comissão.

As provas do processo seletivo serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8h as 13h. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para as áreas I, II, III e IV. No segundo dias as provas são de Química, Física e Matemática (área I), Química, Física e Biologia (área II), História e Geografia (área III), Matemática, História e Geografia (área III – Administração e Ciências Contábeis) e Química, Física, Biologia e Matemática (área I e IV – Ciências da Natureza).

As solicitações de provas fora dos locais estabelecidos somente serão apreciadas se o candidato estiver interno em instituição hospitalar, nos municípios de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna. As solicitações devem ser entregues na sede da Comvest, em Campina Grande, e serão julgadas à vista de documentos comprobatórios que as instruam, atestando a impossibilidade de locomoção do candidato, por motivo de saúde, para o local indicado no seu comprovante de inscrição, até duas horas antes do início da prova, ressalvada a responsabilidade da Comissão Permanente do Vestibular.

O candidato deverá comparecer ao local das provas com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. O acesso ao local das provas só será permitido ao candidato que apresentar um documento de identificação original com foto. Não será admitida a entrada de candidato portando nenhum tipo de aparelho eletrônico.

O resultado final do Vestibular será divulgado no dia 8 de janeiro de 2013. As matrículas dos aprovados para a primeira entrada serão realizadas no dia 14 de janeiro e a matrícula prévia dos classificados para a segunda entrada será no dia 15 de janeiro. O edital completo com todas as normas do processo seletivo pode ser acessado no endereço eletrônico www.comvest.uepb.edu.br.

Da Redação
Com Assessoria